(*) Fúlvio Ferreira
Tanto nas estradas, quanto nas avenidas ou nas ruas é importante sinalizar a direção. Pode parecer simples mas essa ação é primordial para quem vem atrás ou mesmo está ao lado.
A vida da sua empresa também precisa de sinalização. Você precisa indicar para os seus clientes o caminho que o seu negócio irá trilhar; aliás você precisa ser hábil na gestão e, de modo particular, ser atencioso aos sinais dados pelos clientes; eles efetivamente mostram por onde as empresas devem ir.
Quando o cliente pergunta por uma mercadoria que você não tem e isso se repete, em pouco tempo, mais umas três vezes…. acenda a luz amarela pois o cliente está lhe indicando o caminho. De igual forma em relação a formas de pagamento e aos horários de atendimento entre outros.
Se as empresas existem para atender os clientes então nada mais justo que começar a ouvi-los. Ouvi-los e muitas vezes colocar em prática as suas sugestões e orientações; essa é a melhor consultoria.
Ou será que a Coca-Cola passou a vender água à toa? O motivo foi a mudança de hábito dos consumidores, então a empresa se adaptou.
Assim, a partir de agora, passe a ouvir mais o seu cliente pois ele literalmente lhe indicará o caminho. E você, pelo seu turno, não deixe de sinalizar o caminho afinal muitos outros clientes precisam saber para qual caminho a sua empresa estará indo!
(*) Fúlvio Ferreira Empresário, palestrante e treinador de equipes. Ex-presidente da CDL Uberaba e vice presidente da Federação das CDLs de Minas Gerais