(*) Fúlvio Ferreira
Façam uma conta comigo:
A vitrine é o vendedor número um de qualquer loja, logo ela deve ser cuidada com todo carinho, zelo e atenção. Precisa ser renovada frequentemente com produtos chamativos, informações técnicas e também com o preço; a iluminação deve ser ideal e o conjunto deve ser agradável aos olhos, convidativo e, claro, convincente.
A vitrine precisa ser leve, descontraída e atualizada, isto é, antenada às datas comemorativas, aos calendários local, regional, nacional e até mundial.
Se a vitrine tem toda essa importância, se ela está na linha de frente de qualquer loja, se adiantando à equipe de vendas então por que encontramos vitrines com decoração junina se praticamente já estamos em agosto?
E por que ainda tem vitrine que, além das mercadorias, não tem informações sobre os produtos, tampouco preço? As informações enriquecem o contexto, dão poder à vitrine e mostram ao cliente o quanto a loja se preocupa com ele e segue a Legislação.
E mais, por que encontramos vitrines com lâmpadas queimadas? Ora, é claro que há vitrines que precisam de pouca iluminação em determinado período do dia, outras exibem produtos que nem sempre podem ter contato direto e próximo as lâmpadas cuja emissão de calor seja maior, mas isso, claro, é do conhecimento do gestor da empresa; agora, deixar alguma lâmpada queimada dentro da vitrine é assinar um atestado de burrice ou de incompetência!
E eu deixei o maior erro por último, tão grosseiro que chega a ser irritante: poeira dentro da vitrine!
Eu sei que há lojas instaladas em ruas cuja pavimentação, vizinhança e movimento jogam muita sujeita para dentro da loja e é comum as vitrines e prateleiras ficarem empoeiradas com mais facilidade, certo? Errado! Isso explica mas não justifica.
O cliente sabe dessas dificuldades e pode até lhe dar um desconto mas ele não irá admitir sujeira que denote mais de um dia sem limpar. É simples assim: vitrine tem que ser cuidada e bem cuidada. Limpeza, beleza, iluminação e atratividade são obrigações e não virtudes.
Afinal, o seu cliente merece e isso fará a sua empresa vender mais!
Fúlvio Ferreira - ex-presidente da CDL Uberaba e vice-presidente da Federação das CDL's de Minas Gerais
Empresário, palestrante e treinador de equipes