O termo vendedor, de origem latina, venditor, refere aquele que se dedicada a vender. O mesmo que transferir um produto ou serviço a outra pessoa em troca de pagamento.
Todo profissional, qualquer que seja a sua função ou profissão, precisa entender que ele deve ser também vendedor. Um taxista por exemplo, além de prestar um serviço com competência, zelo e dedicação precisa ser um pouco vendedor, isto é, precisa mostrar ao seu passageiro, para o seu cliente, que ser transportado por ele, no seu veículo é mais seguro, confortável, rápido e econômico. Isto é vender!
Uma recepcionista de imobiliária, que normalmente mostra os imóveis através de algum tipo de catálogo, está vendendo _ ou ao menos deveria estar. Reside exatamente aí o problema. Muitas empresas colocam certos profissionais, telefonistas, recepcionistas, atendentes em geral, para mostrarem o produto ou serviço mas, em hora nenhuma, capacitam estas pessoas para a função vendedor. Por outro lado, estes profissionais não se enxergam vendendo, muitas vezes falta coragem e iniciativa.
Parte dos erros comerciais de muitas empresas está neste ponto: pessoas sem capacitação para vender são colocadas em linha de frente. O resultado é desastroso, tanto para o cliente quanto para a empresa. Então o cliente sairá resmungando e, com razão, falando que foi mal atendido. O funcionário irá reclamar que está fazendo "coisa" sem ter preparo e a empresa amargará poucas vendas e mais, terá que conviver com uma propaganda negativa.
Tem solução! Claro! E simples.
Basta mostrar aos colaboradores, que todos são vendedores. O porteiro da empresa precisa ser simpático, o segurança gentil, os vendedores simpáticos, gentis, competentes entre outros, a pessoa do caixa, do pacote, da entrega, da montagem.... ou seja, tudo está relacionado!
Imagine-se comprando um armário: a loja bonita, bons produtos, belo layout, preços competitivos, atendimento impecável mas, na hora da entrega e da montagem, chega na sua casa uma pessoa de mal humor, que faz o seu trabalho com má vontade e que ainda suja a parede, ele conseguiu estragar tudo de bom que foi feito por todos que o antecederam.
Por isso eu afirmo: todos numa empresa devem ser vendedores!
Desta forma o cliente se sentirá melhor, com isso ele comprará, comprará mais e indicará sua empresa para outras pessoas; as equipes internas da empresa ficarão mais motivadas e terão prazer em servir. Isto fará bem para todos, mas desde que todos se sintam e se capacitem para serem também vendedores!
Fulvio Ferreira - presidente da CDL Uberaba Empresário, comerciante é consultor em comércio varejista. www.fulvioferreira.com.br