Estamos passando, especialmente numa grande área central do Brasil, por momentos de seca, calor exagerado, baixa humidade, queimadas e muita fumaça no ar.

Este conjunto de fatores afeta a vida de todos. O rendimento profissional fica comprometido e a saúde abalada. Nesta época todos viramos climatologistas e especialistas em meio ambiente.

Inobstante o calor, a falta de água e até a preocupação com a geração de energia elétrica em breve as chuvas vão chegar e aos poucos essa questão irá se regularizar. À medida que as chuvas voltarem, os rios e os mananciais de abastecimento de água voltarão aos níveis normais. E assim essa pauta deixará de ser atual e outros assuntos tomarão conta do dia-a-dia do brasileiro, como as chuvas fortes, os preços do panetone e o 13º entre outros.

Apesar dos assuntos serem tratados com superficialidade e sem embasamento técnico há uma coisa que cada um de nós pode fazer pelo clima, pelo meio ambiente e pelo bem estar de todos: plantar uma árvore!

Praticamente em todos os municípios brasileiros há alguma Secretaria Municipal que possui informações suficientes para orientar a população no tocante à escolha do melhor local e da melhor espécie para se plantar. Muitos hão de dizer: uma árvore não fará diferença ou vai demorar muito ou mesmo isso é obrigação da Prefeitura. Ora, já dizia o saudoso empresário Daniel Fabre: estamos no mesmo barco. Você pode até pensar pequeno e ter uma visão limitada mas o meu bairro tem estreita ligação com o seu, que tem tudo a ver com a cidade, com o país e com o mundo.

Uma árvore a mais não é só mais uma árvore. Cada árvore que for plantada representa a sua contribuição, o seu comprometimento e a sua consciência de que cada um deve fazer a sua parte, hoje!

Se você se sentiu tocado, parabéns! Bom plantio!

Se não, talvez no ano que vem você se lamentará

por não ter plantado uma árvore neste ano.

Fúlvio Ferreira - presidente do Conselho Superior da CDL Uberaba

Empresário, palestrante e treinador de equipes.

www.fulvioferreira.com.br

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.