Você é bom em alguma coisa?

Você é especialista em algum tema?

E o que a sua empresa faz? Ela faz bem feito?

Tem algum produto, algum serviço que ela se destaca? Que ela é referência?

Ou você é razoável em tudo? Como diz o empresário gaúcho Eduardo Tevah, você faz tudo "direitim"? Nada além do normal e do comum?

Você precisa ser bom em tudo mas precisa ser especialista em alguma coisa, ser fera em determinado serviço ou produto, dar show em algum tema.

Você precisa saber jogar, e jogar bem em todas as posições, mas precisa ser o cara, ser o craque em alguma posição. Qual é o seu destaque?

Você é "camisa 10" em qual posição?

Na sua empresa é igual! Você precisa ter todos os produtos e serviços que a caracterizam. Por exemplo: um armazém, um mercado, precisa ter todos os produtos da cesta básica; uma padaria deve ter pão e leite em todos os minutos que ela estiver aberta; uma lanchonete deve ter salgados, lanches, sucos e refrigerantes o tempo todo.

O que é básico e que qualifica o seu negócio jamais pode faltar, sob qualquer alegação. E mais, tenha além do básico, tenha o que complementa, o que agrega e o que surpreende. No passado, um açougue vendia carnes, apenas carnes. Hoje se transformou numa boutique onde, além das carnes, cortes e formas de apresentação oferece também carvão, variados tipos de sal, de farinha, de farofa, temperos, tábuas e até facas. Exagero? Claro que não! Isso se chama agregar produtos, alcançar as necessidades do cliente e surpreendê-lo nas suas vontades.

Na padaria o mesmo deve ocorrer na lanchonete, no banco, na loteria, na loja de peças enfim, qualquer ramo, qualquer tamanho de estabelecimento e para qualquer profissional. Tenha de tudo e jamais se esqueça de ser especialista, de ser ban ban ban em alguma coisa.

Tenha propaganda e divulgação e mostre, na prática, porque você pode ser chamado de rei disto ou rei daquilo.

Lembre-se também que não adianta ser o tal, é importante que o atendimento acompanhe; assim, jamais deixe de treinar e de capacitar a sua equipe, afinal o show deve começar pela propaganda e pela vitrine, segue por toda empresa, tem o ponto alto no produto e no atendimento e se encerra quando o cliente manifesta alegria, entusiamo e satisfação

e diz: Uau, que show!

Fúlvio Ferreira - presidente do Conselho Superior da CDL Uberaba 

Empresário, palestrante e treinador de equipes.

www.fulvioferreira.com.br


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