mktIntegração de estratégias de Marketing Digital nas empresas - A perspectiva é que o Marketing Digital ganhe importância não só numa perspectiva de comunicação, mas também de estratégia e gestão empresarial. Em 2010, muitas empresas foram "investindo" nas redes sociais, em sites, em vídeos virais, em publicidade online, mas sem grande preocupação. Em 2011 é expectável que as empresas procurem diferenciar-se no ambiente WEB de diversas maneiras;

Os consumidores vão ser ainda mais exigentes e ativos nas marcas - Não só na Internet, mas também no mundo "offline". O consumidor será cada vez mais exigente e mais informado em seus direitos. As empresas vão ter que se adaptar a esta realidade, criando cenários para aplicar planos de contingência. A voz dos consumidores é espalhada por todo o lado, por isso, cabe aos profissionais de Marketing ter capacidade para detectarem necessidades e desejos do consumidor. E todos os setores da empresa deverão estar familiarizados com estratégias, ações e técnicas de marketing e comunicação.

Interação e relacionamento - É essencial procurar sistemas que nos permitam acompanhar o cliente nas diversas fases de utilização do produto. Os feedbacks ficam registrados e são ouvidos, merecendo atenção e resposta por parte dos responsáveis de topo. O consumidor vai valorizar as marcas mais "humanizadas".

Conectividade, em todo o lado, a toda a hora - Quando as empresas apostam no ambiente online, têm que garantir rápida capacidade de resposta e muita interação. O consumidor terá toda a informação disponível à distância de um clique e, poderá comparar, por exemplo, preços entre concorrentes, melhores serviços, etc.

Credibilização - Com a quantidade de informação disponível nos dias de hoje, a procura pela credibilização e pelo profissionalismo vai ser intensa. Os melhores profissionais, os mais credíveis e os mais influentes serão procurados para "validar" determinado Produto ou conteúdo;

Além disso, itens como a monitorização e controle de material veiculado, o foco em nichos e em comunidades e investir nos processos de automatização geram vantagens para empresas, assim como a adaptação constante, customização e personalização, geolocalização e inovação garantem que a empresa continue forte e competitiva no mercado.

por Paulo Morais, MKT Portugal - Artigo editado 

 

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