Por Lúcio Castellano - imagem Sebrae MG


De acordo com levantamento do SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), o volume de consumidores com contas em atraso e registrados em lista de devedores caiu em novembro. De acordo com dados apurados pelo órgão, mantido pela CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), a quantidade de inadimplentes em Uberaba apresentou queda de (-) 30% no mês passado se comparado com igual período de 2020.

Paralelamente, quanto aos cancelamentos de registros, ainda segundo o balanço divulgado nesta quinta-feira (16), o aumento foi de (+) 49%, ou seja, consumidores que atualizaram seus créditos, ficaram adimplentes e tiveram seus CPFs liberados para novas compras no crediário.

Para o presidente da CDL Uberaba, Angelo Crema, um fato importante a destacar é que, com a proximidade das festas de fim de ano, esse é um período que serve como incentivo para as pessoas recuperarem crédito no mercado. “Quem se encontra nessa situação, deve aproveitar o período natalino e a entrada do 13º salário para procurar o credor e renegociar a dívida, com condições vantajosas e até com juros menores”, observou.

O dirigente lojista citou que há uma tendência de, quando possível, o consumidor comprar à vista e, se a prazo, em menor número de parcelas. “O consumidor está mais consciente e, por isso, tem procurado se endividar dentro do limite de comprometimento de renda”, diz.

A recomendação é de cautela para que a retomada dos negócios aconteça de forma positiva tanto para lojistas quanto para os consumidores. Por isso, a dica é ter responsabilidade e cuidado com as finanças pessoais. O cuidado com a inadimplência, neste momento, é importante para lojistas e para os clientes, uma vez que o consumidor tendo crédito barrado, acaba não sendo bom.

Crema, de outra parte, se mantém otimista quanto ao movimento de vendas para este Natal, ao ressaltar, por exemplo, a adoção do horário especial, a partir de segunda-feira (13), que, além de evitar aglomeração de pessoas nas lojas, proporciona mais conforto aos consumidores nas pesquisas de compras. Ele projeta um crescimento da ordem de (+) 10% nas vendas para o Natal deste ano em Uberaba. “Pesquisa nacional indicou que cerca de 80% dos consumidores pretendem presentear neste final de ano, cerca de 20% acima das intenções mencionadas em 2020”, finalizou.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais.