É hábito do brasileiro e talvez seja até cultural o costume de pedir desconto. Talvez esteja intrinsecamente ligado à máxima levar vantagem em tudo.
Por outro lado as próprias empresas incentivam este "pedir descontos" através de diversas políticas de descontos crescentes, vantagens e outros benefícios.
É comum o cliente se sentir motivado a comprar mais para ganhar isto ou aquilo. A vantagem pode ser em forma de desconto, de pontos ou mesmo um prêmio. Em verdade estas práticas, salvo algumas nobres e honrosas culturais exceções, são comuns a vários países desenvolvidos, com destaque para os Estados Unidos.
Quantas e quantas pessoas já compraram um minúsculo sanduíche apenas para ganhar o brinquedo?
Ou já encheram o tanque de combustível pagando mais caro sob o incentivo de receber de presente um litro de refrigerante?
Ou mesmo comprar um pacotão de determinado produto para ter de brinde algum mimo exclusivo?
Até aí nada de mais. Porém, o brinde mais esperado, aquele que é mais relevante e nem sempre o cliente se dá conta da sua falta e que na maioria das vezes lojistas, gerentes e vendedores também não o entregam; aliás, deveria ser obrigação, é o sorriso!
Um sorriso verdadeiro, acompanhado de um olhar nos olhos e de um agradecimento sincero e algumas poucas palavras como:
Muito obrigado por comprar aqui!
Muito obrigado pela preferência!
Lhe agradeço muito!
Será que estas ações vão doer?
E que tanto elas valerão mais que um brinde sem muita finalidade?
Tenho certeza que a sinceridade de um olhar nos olhos, que palavras doces e verdadeiras farão muito mais efeito na fidelização que algo material.
Muito obrigado por ler este texto!
Fulvio Ferreira – presidente da CDL Uberaba
Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista.
www.fulvioferreira.com.br