Por Lúcio Castellano

A CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) disponibiliza durante este mês de setembro, um suporte psicológico feito pela psicóloga e diretora da entidade Vânia Moreno Terra, de forma gratuita aos seus associados, como forma de apoio à campanha brasileira de prevenção ao suicídio: Setembro Amarelo.
De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos.
No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. “Todos deveriam atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar as pessoas a descobrirem essa relevância”, diz Vânia Moreno Terra.
E acrescenta: “O tema ‘Suicidio’ ainda é um tabu, mas, as pessoas precisam conversar mais e a estarem atentas aos sinais que a pessoa depressiva emite. Por este motivo, devemos sim falar mais no assunto para conscientizar cada vez mais pessoas a procurarem uma escuta ativa, sem julgamentos, com disponibilidade de ajuda, empatia e assim estaremos todos contribuindo com a “vida””.
Vânia Moreno Terra, em seguida, destacou que a CDL se coloca sempre em prol de seu associado, à valorização da vida e à a dignidade em todos os sentidos e formas. “Não é sobreviver, mas sim construir histórias, sonhos, expectativas e projetos de vida”. diz.
O associado interessado deverá entrar em contato pelo fone 3319-4400, para mais informações e marcar seu horário de atendimento.
Por fim, ela esclareceu: “É importante deixar claro, que a CDL não está oferecendo psicoterapia e sim acolhimento, informações e escuta ativa e profissional, caso seja necessário faremos os devidos encaminhamentos”.