Você pode já ter se dado conta de que sua empresa precisa de comunicação, porque se ficar em silêncio ninguém saberá que ela existe. Pode até ter percebido que precisa sempre lançar novos produtos para permanecer no mercado. Mas, nos dias de hoje, estas táticas não bastam. Somos bombardeados por mais de três mil mensagens comerciais por dia e, que apenas em 2008, foram lançados no Brasil 231,2 mil produtos? Como sobreviver neste ambiente caótico, saturado e altamente competitivo?
1. Uma estratégia de Branding cria vínculos emocionais e marcas fortes. Se sua marca desenvolver uma ligação afetiva com seu público, ficará muito difícil uma cópia chinesa tomar seu lugar na mente e no coração das pessoas.
2. Hoje nos deparamos com o excesso de tudo, e a escolha pelo melhor produto ou serviço se tornou cansativa e desmotivante. Neste cenário, nossa mente filtra quase tudo e retém apenas aquilo que é muito interessante ou muito útil. Uma estratég ia de Branding cria associações com emoções e significados importantes para as pessoas. Assim sua marca se mantém na mente e no coração dos consumidores.
3. No trabalho de identificação da identidade de sua marca, diferenças e promessas exclusivas definirão o DNA da marca. Além de ficar muito claro quem você é e que diferença você faz na vida das pessoas, será transmitida sempre uma mesma percepção de marca em qualquer ponto de contato, seja um anúncio, o design de um produto, uma vitrine ou um evento que sua marca patrocine.
4. Branding cria confiança, o maior atalho para a compra.
5. Uma estratégia de Branding projeta o design da experiência total do consumidor. Este projeto leva em conta desde o primeiro contato que ele tem com a marca, o design do produto ou serviço, a interação do produto com o consumidor, a embalagem, o design gráfico, a arquitetura do espaço físico onde o produto será comerci alizado, o treinamento das pessoas que respondem pela marca, o espaço virtual da marca, a forma como as pessoas irão se relacionar com ele, o e-commerce, a mídia social e assim por diante. A ideia é que seu consumidor tenha sempre uma experiência única e completa cada vez que entrar em contato com sua marca.
6."O mundo mudou". O consumidor do século 21 não é mais parte de uma massa amorfa, com quem as empresas se comunicam através de via de mão única. O consumidor de hoje cobra valores das empresas e não tolera mais comportamentos que danem o meio ambiente ou que sejam socialmente inaceitáveis. O consumidor quer atitudes autênticas das marcas. Uma estratégia de Branding desenha um plano de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e estuda quais os projetos que estão alinhados com o DNA de sua marca.
7. Uma estratégia de Branding gera atratividade e lealdade para a sua marca. Agrega valor a sua empresa e gera valor percebido. E o consumidor está disposto a pagar mais por isto.
Artigo editado. Por Berenice Ring. Coordenadora do curso de Branding: Construção e Gestão de Marca e Professora de cursos de MBA.