Por Lúcio Castellano - Fonte Secom PMU
A CDL Uberaba foi representada pelo Fernando Xavier

Com a presença de mais de 60 pessoas, a Secretaria de Planejamento (Seplan) realizou na segunda-feira (23) encontro sobre a revitalização da Rua Artur Machado, na Casa dos Conselhos. O objetivo foi reunir moradores, comerciantes e representantes classistas para expressarem suas ideias e opiniões sobre as reais necessidades de quem convive naquele espaço.
Segundo a titular da Seplan, Isabella Nascimento, a equipe pretende realizar encontros e eventos na via para aprimorar o projeto. “Vamos fazer pelo menos uma reunião mensal nos próximos quatro meses, dando conta de cada fase e construindo juntos o projeto executivo. Enquanto isso, o Poder Público vai trabalhar na captação de recursos para a viabilização”, afirmou.
Isabella lembrou da necessidade de trazer segurança jurídica a esse projeto, sendo possível, por meio do Plano Diretor, fazer um novo zoneamento, para ter um aproveitamento melhor dos espaços. Isso ainda, ressaltou, vem oportunizar aos investidores que reacreditem nesse Centro, na valorização imobiliária com o repovoamento desses espaços, com edifícios de moradias, culturais e públicos.
A secretária adjunta da Seplan, Fúlvia Mendes, apresentou propostas iniciais com o conceito de ruas completas com revitalização de fachadas, pisos sextavados para as pistas de rolamento, aumento pequeno das calçadas com a colocação de baias para carga e descarga em frente às lojas, colocação de bancos, floreiras, guarda-corpos etc. “Mostramos exemplos de outros locais que adotaram esse modelo, sua credibilidade junto à população nessa revitalização que traz resultados como a valorização imobiliária, atrativos numa rua mais humana, com conforto e segurança", afirmou.
O corretor de imóveis Fúlvio Ferreira, que esteve na reunião, salientou a importância do Poder Público ouvir as opiniões que, mesmo divergentes, para que, num futuro próximo, possam convergir em obras que vão revitalizar e trazer maior conforto para a rua Artur Machado.
Ele considera que deveria ser modificada a exigência das garagens para as moradias, já que há muitos apartamentos e salas comerciais vazias há anos, que podem servir de pequenos apartamentos para pessoas sozinhas que não querem carro, por confiar no sistema de mobilidade urbana. Dessa forma, argumenta o empresário, haveria ocupação mais sistemática e eficaz nesses imóveis, sendo que existem muitos empreendedores que querem construir no Centro, que esbarram nessa exigência.
O comerciante e morador da Artur Machado, Nasser Aschar Jrege, participante do encontro, considerou que o projeto melhora a infraestrutura, sem agredir a população que já convive no local há muitos anos.
Também participaram representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) e Sindicomércio.
