Seja na vida profissional, nos contratos ou no dia-a-dia das empresas uma premissa básica a todos é a transparência.
Existe um adágio que textualmente diz:
"Ninguém é obrigado a tratar, mas, se tratar, tem que cumprir."
Em verdade, esse é um princípio fundamental.
Pode ser numa loja por exemplo:
"A encomenda será entregue amanhã!";
Se não for entregue a credibilidade da loja será afetada.
Pode numa lanchonete ou numa empresa que presta serviços:
"É rapidinho"; E o pedido demora.
Imagine-se agora num restaurante com mais amigos. Cada um pede um prato e, de repente, chegam todos os pratos menos o seu; Houve desorganização!
Ou as alianças, numa joalheria, não ficaram prontas até a data do casamento; Faltou envolvimento!
São situações muito delicadas que toda a equipe da empresa precisa estar muito atenta. É obrigação fazer bem feito! Do contrário nem faça!
Um erro pode até ser perdoado mas, com certeza, a imagem da empresa ficará arranhada.
Portanto, não abra mão da ética, da responsabilidade, da competência e da transparência. Apesar de ser sua obrigação, os seus clientes saberão reconhecer e lhe premiarão com suas fidelidades quando você faz a coisa certa da maneira certa.
Com outras palavras, se prometer, cumpra!
Fúlvio Ferreira - presidente da CDL Uberaba
Empresário, palestrante e especialista em varejo.
www.fulvioferreira.com.br