Um tempo atrás tive um colega de trabalho que usava muito as expressões e frases populares. Uma delas é "chegou agora e já quer ir na janela".
Para uns este adágio pode até parecer chulo todavia cabe algumas reflexões. Na maioria das oportunidades é usado para designar aquela pessoa que chegou há pouco e mesmo sem conhecer nada sobre o local ou sobre o processo já chega dando palpite e, em muitas situações, já dando ordens.
Todavia, se levarmos para um lado um pouco mais poético, mais inspirador, a expressão chegar agora e já querer ir na janela pode nos ensinar muito. A primeira lição que podemos extrair é o respeito. Respeitar as pessoas que chegaram antes, que bem ou mal já fizeram alguma coisa por aquele local ou grupo é sinal de prudência e deferência. Outra lição que a expressão citada nos traz é educação. Se você chegou agora, primeiro ouça e avalie com atenção, pese os prós e contras antes de se manifestar; cuidado para não dar bom dia a cavalo. Por fim destaco outra, a capacidade de servir; neste grupo que você acabou de chegar, você veio para somar, para ajudar e colaborar ou quer apenas aparecer, quer apenas mostrar que você acha que sabe mais que os outros e se sente superior?
Em todos os ambiente existem pessoas com um destaque em relação a outras, seja cultural, financeiro ou mesmo relativo a atitude. Cuidado para não parecer soberbo, a humildade e o serviço cabem em qualquer lugar.
Se você chegou para ajudar, se você quer realmente o bem do grupo lembre-se sempre da parte final da frase bíblica que está em Provérbios 15:33: "(...) a humildade antecede a honra."
Fulvio Ferreira - presidente do Conselho Superior da CDL Uberaba Empresario, palestrante e especialista em comércio varejista. www.fulvioferreira.com.br