Por Lúcio Castellano - Fonte: FCDL Minas Gerais

O segundo e último dia do Workshop para Dirigentes, realizado na sexta-feira (22), foi dedicado à atuação das CDLs mineiras, com apresentação de cases de representividade local e boas práticas de gestão, além de uma rodada de networking entre os dirigentes. Os painéis foram conduzidos por Daniel Sakamoto, gerente executivo da CNDL, e José Benedito, consultor empresarial.

O PRESIDENTE DA CDL UBERABA, FERNANDO XAVIER, E O EX-PRESIDENTE FÚLVIO FERREIRA (TAMBÉM VICE-PRES. DA FCDL) PARTICIPARAM DO EVENTO

O primeiro painel, comandado por Daniel Sakamoto, destacou a importância da representatividade institucional, tendo como convidados os presidentes da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva; Hélio Jr., da CDL Pirapora e Zilda Antunes, da CDL Itabirito. Cada um dos dirigentes contou um pouco da atuação de suas entidades, que têm se destacado no quesito RIG – Relações Institucionais e Governamentais.

Marcelo de Souza comentou sobre as estratégias da CDL/BH para ter um bom relacionamento com os poderes executivo, legislativo e judiciário. “O relacionamento com o poder público é fundamental para os negócios e para agregar valor aos nossos associados. E isso é adquirido com muito profissionalismo, dedicação, participação e técnica. Além disso, é muito importante saber comunicar para o associado as nossas ações e as nossas conquistas junto ao poder público”, pontuou o dirigente.

Daniel Sakamoto enfatizou a fala de Marcelo: “Profissionalismo é fundamental para se trabalhar o RIG e isso não tem relação com o tamanho da CDL. O que importa é ter organização, planejamento e uma agenda institucional, além de rotina, perseverança e comunicação”, afirmou o gerente da CNDL.

Zilda Antunes, da CDL Itabirito comentou sobre os desafios enfrentados por uma CDL de menor porte no que tange à construção do relacionamento institucional. Na opinião da presidente, a maior dificuldade é justamente o profissionalismo e capacitação da equipe para atuar nessa frente. “O relacionamento institucional é uma construção de respeito. E, no meu caso, isso foi alicerçado ao longo dos meus 33 anos como comerciante. Hoje, na CDL Itabirito nós temos uma excelente relação com o poder público e isso se intensificou bastante no período das chuvas que tivemos no início deste ano, que causou grandes prejuízos em nossa cidade. A CDL se mobilizou para solicitar apoio da prefeitura. Passamos a acompanhar diariamente as reuniões que eram realizadas pelo comitê municipal, nos fizemos presentes para ter a nossa voz. E foi assim que conseguimos um auxílio de R$ 20 mil para 560 comerciantes do município reerguerem seus negócios”, relatou.

Já o presidente da CDL Pirapora, Hélio Mendonça Jr. falou sobre sua atuação como Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Emprego e Renda, cargo que ocupa atualmente, em paralelo ao trabalho realizado na CDL. “Antes de aceitar o convite do prefeito, eu disse a ele que era necessário atuarmos em um único lado, o do desenvolvimento sustentável, sem partidarismo. E assim tem sido, trabalho para a cidade, para o desenvolvimento do município como um todo”, ressaltou. O dirigente contou que a trajetória antes de chegar ao cargo público, teve início com a chegada da pandemia, quando a CDL procurou o poder público para buscar diálogo e auxílio. “No dia da primeira reunião de um comitê de enfrentamento que foi formado pela prefeitura, nós fomos sem ser convidados. Mas, a partir daí, tudo passou a ser compartilhado conosco, nenhuma decisão foi tomada sem sermos consultados. Nós não sabíamos que poderíamos ter essa voz. Mas naquele momento era preciso ter coragem e lançar mão de todas as possibilidades”, ressaltou.

Boas práticas de gestão

O segundo painel, conduzido pelo consultor empresarial, José Benedito, destacou as boas práticas de gestão das CDLs mineiras, tendo como destaque as atuações da CDL Perdões, CDL Monte Carmelo e CDL Mantena.

Lucas dos Santos Carvalho, presidente da CDL Perdões, falou sobre a estruturação financeira e comercial da entidade, que foi alavancada com a oferta do serviço de Medicina do Trabalho aos associados. “Quisemos sair do tradicional, nos desprendermos daquela mentalidade de ter receita apenas através das mensalidades dos associados. Com a oferta desse serviço, não apenas fidelizamos nosso associado, mas conquistamos outros. Conseguimos gerar valor, fidelização e transformar a visão da sociedade a respeito da atuação da CDL”, relatou.

“Não podemos ser uma ilha no oceano, temos que nos conectar, nos relacionar”. Foi assim que o diretor da CDL Monte Carmelo, Vilmondes Pereira dos Santos, comentou sobre a criação do “Coração do Cerrado”, um plano estratégico de desenvolvimento regional sustentátevel, que tem o objetivo de oferecer orientação às lideranças regionais para a condução de políticas públicas e privadas, priorizando quatro eixos estratégicos: turismo, ambiente de negócios/inovação, agronegócio e políticas de fomento. “A CDL Monte Carmelo é protagonista nesse projeto, através de sua representatividade, levando sugestões e auxiliando na consolidação do plano estratégico, que é um caminho para atrair recursos e benefícios para nossa região”, ressaltou.

José Benedito complementou o relato de Vilmondes, afirmando que ” a capacidade de mobilização de líderes é essencial para o fortalecimento econômico”.

Por fim, a presidente da CDL Mantena, Raynara Herdy falou sobre o sucesso do CDL Fashion Day, evento criado por ela para movimentar e valorizar o comércio local, que fez com que o número de associados saltasse de 49 associados para 128 em dois anos. “Uma CDL forte é sinônimo de uma cidade forte. E por isso, nós nos preocupamos em fazer com que a sociedade entenda a importância do nosso papel. Assim, abrimos diálogo com todos os setores, de igrejas e escolas à prefeitura e câmara municipal, pois acreditamos que esse relacionamento é fundamental para o desenvolvimento do município. E o sucesso do CDL Fashion Day é resuldado de todo esse relacionamento”, frisou.

Encerramento

Após o painel, José Benedito abriu espaço para uma rodada de networking entre os presidentes das entidades, que puderam se reunir em grupos para conversarem e trocarem experiências sobre suas CDLs.

“O aprendizado permanente é essencial. E foi isso que a FCDL-MG buscou proporcionar nestes dois dias de encontro. O nosso motor sempre será o associativismo que, aliado ao planejamento, à dedicação e ao emprenho, fará de nossas CDLs referência e protagonistas no desenvolvimento de nossas cidades. Muito obrigado, mais uma vez, a todos vocês pela participação”, finalizou o vice-presidente da Federação, Fúlvio Ferreira.

Para acessar a galeria de fotos do evento, clique aqui.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais.