Estudos recentes demonstram que os consumidores estão sofrendo tamanho bombardeio dos mais diversos tipos de mídia e que um dos resultados disso é a falta de tempo e interesse para que possam interpretar, absorver e reagir às mensagens publicitárias que caem no seu colo. Uma média de 6,5 segundos é o que se está gastando, por exemplo, para "ler" um anúncio. Os dados foram apresentados por Adilson Xavier- Presidente da Giovanni + DraftfcbBrasil.
Particularmente, acredito que realmente está ficando cada vez mais difícil passar uma mensagem de maneira eficaz com um tempo cada vez mais curto. Assim, o que fazer pra obter sucesso na divulgação? Se eu conseguir chamar a atenção das pessoas por sete segundos no meu anúncio estarei em vantagem aos demais concorrentes? E se no lugar dos 6,5 segundos fossem 10 minutos parados na frente de um anúncio?
Pois foi o que aconteceu comigo e, tenho certeza, vai acontecer com a maioria dos apaixonados por futebol que se deparar com um anúncio, página dupla, da Band Sports. A peça mostra, sobre a simples ilustração de um campo de futebol, os gráficos direcionais das melhores jogadas que aconteceram no futebol mundial dos últimos tempos. Aquele golaço do Maradona no Mundial de 86, enfileirando meia dúzia de ingleses desde o meio campo está lá. Falando do meio campo, lembra daquele chute primoroso do Pelé contra a Checoslováquia que foi saindo pra fora por um capricho do destino? Pois é, também está no material.
Sob o conceito de "A história é feita a cada jogo", realmente fiquei uns dez minutos na frente desse anúncio revendo e relembrando a história desses e de muitos outros jogos. Se, por um lado, o consumidor está dispondo cada vez menos tempo para nossas mensagens publicitárias, por outro, essa pseudo dificuldade nos deixa ainda mais estimulados a criar novas maneiras de se vencer os desafios e contra-atacar com criatividade, muita criatividade.
Por Luciano Vignoli - artigo editado.