Uma das melhores ações que todo empresário pode fazer pelo seu negócio é conhecê-lo.

Isso mesmo! Se você é gerente, gestor, administrador ou proprietário deve conhecer a empresa em todos os aspectos.

Na longínqua década de 1980 o Professor Manoel Irismar Pereira já dizia "Quer conhecer a sua empresa? Então saia dela!"

Ele se referia a sair, atravessar a rua e ficar do outro lado observando como os clientes chegavam na empresa. Quais as reações deles enquanto eram atendidos. Quanto tempo ficavam na loja. E por fim se saiam sorridentes, com semblante leve e, o melhor, com compras, ou não.

Ser gestor de uma empresa não fácil. Conhecer todos os números, rotinas, cumprir metas, aceitar desafios e superar expectativas. Mas este aspecto subjetivo, estes pontos muito mais ligados ao emocional do que ao racional também são de extrema importância. E através do rosto que o cliente demonstra sua alegria, seu contentamento ou a sua insatisfação.

Portanto, você que dirige uma empresa, você que vende, você que atende, esteja atento às reações do cliente porque com expressões faciais e com o olhar o cliente diz muito; e saber fazer a leitura destes comportamentos é de vital importância para a sobrevivência no Mundo dos Negócios.

Fulvio Ferreira - presidente da CDL Uberaba

Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista.

www.fulvioferreira.com.br

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