Dias atrás eu fui numa empresa adquirir um serviço. A empresa existe há mais de 15 anos, é bem localizada e tem uma estrutura física muito boa.
Cheguei até um balcão de atendimento e perguntei sobre o serviço que precisava. A atendente confirmou o que eu precisava e foi efetivar a encomenda. Imediatamente fui preencher o cheque para fazer o pagamento. Ao ver o talonário a atendente mudou o semblante e disse que só poderia receber cheque se fosse de uma empresa cadastrada ou se a gerente ou se a dona autorizassem; que não recebiam cheque de qualquer um. Eu olhei espantado para ela e fechei a cara. Para piorar ela achou que eu não tivesse entendido e repetiu: "não recebemos cheque de qualquer um."
Agradeci e virei as costas pensando como aquela moça é carente de formação, de informação e de simancol. Na cara dura ela disse ao cliente que ele é qualquer um.
Vale a pena a reflexão:
Qualquer que seja a sua profissão ou função, qualquer que seja o seu ramo de atuação é necessário lembrar que, em geral, pessoas atendem pessoas, gente cuida de gente; e gente que ser bem atendida.
Então, a partir de agora, pense antes de falar. Fale com clareza, atenção e gentileza mesmo que seja para negar algo para o cliente. Seja transparente mas educado. E, por fim, trate o cliente como ele cliente quer ser tratado e merece ser tratado.
Ou será que gentileza e atenção não vendem e não fidelizam o cliente?
Fulvio Ferreira - presidente CDL Uberaba
Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista.
www.fulvioferreira.com.br