Cada pessoa possui uma história. Cada um possui uma origem, um passado, um presente e um futuro. E no presente cabe a cada um as escolhas, ou a falta delas, para projetar o seu futuro.
A minha experiência no varejo me colocou frente a frente com pessoas de todos os tipos. Conheci jovens senhores que se aposentaram aos 50 e poucos anos e nunca mais trabalharam nos próximos 20 anos de vida. Conheci empresários que montaram seu primeiro negócio perto dos 60 anos. E também conheci pessoas que durante uma vida toda sempre tentaram, tentaram mas uma certa barreira sempre impedia que o sucesso chegasse. Opa, mas qual é a definição de sucesso?
Para a maioria das pessoas sucesso é ter dinheiro suficiente para as suas necessidades (vale lembrar que cada um tem as suas), é ter status, é ter reconhecimento, é ser bonito, ter saúde e por aí vai.
Em verdade a melhor e mais simplista definição de sucesso é "aquilo que sucede; resultado."
Ora, se sucesso é aquilo que sucede talvez seja a confirmação do adágio que afirma que você colherá aquilo que plantou ontem. Assim, o sucesso de hoje nada mais é que de tudo que fizemos ontem.
Então, vamos preparar o dia melhor para amanhã?
Vamos preparar um futuro de sucesso?
A receita está no dia de hoje. Plante hoje a ceifa que você quer para amanhã. E plantar significa cultivar, semear. Jogar as sementes para que o tempo aliado ao cuidado e zelo tratem de trazer o resultado daquilo que foi planejado.
O imortal Taiguara já dizia na obra
"Que as crianças cantem livres":
"E que o passado abra os presentes do futuro, que não dormiu e preparou o amanhecer!"
Fúlvio Ferreira - membro do Conselho Superior da CDL Uberaba Empresário, palestrante e especialista em comércio varejista. www.fulvioferreira.com.br