Durante uma entrevista o entrevistador me lançou a seguinte pergunta:

"Qual é a melhor tecnologia, na atualidade, para o varejo?"

Respondi:

Levando em consideração a multiplicidade de segmentos, a variedade de ramos e a diversidade cultural de um país continental como o Brasil, aliado as condições financeiras da esmagadora maioria das empresas varejistas compostas basicamente por micro e pequenas empresas a resposta, por mais que pareça ser complexa, é simples.

Precisamos nos lembrar que nesse brasilzão de meu Deus, muitas empresas possuem uma fragilidade financeira muito grande: não tem estoque, não têm saúde financeira, sem capital de giro e muitas vezes sem crédito. Ainda hoje há estabelecimentos que sequer possuem um computador; falar em informática ou investir em tecnologia de ponta, para alguns, é algo surreal, completamente distante da realidade.

Claro que a tecnologia é indispensável; ela abrevia processos, otimiza a administração, aumenta as vendas e talvez até o lucro. Mas nada disso fluirá bem se o empresário, se o varejista e todos da sua equipe não utilizarem a melhor das tecnologias, a mais rápida, mais atual e ao mesmo tempo mais antiga. Não haverá equipamento nenhum que consiga alavancar sucesso de qualquer empresa varejista, que possua atendimento presencial, se todos da equipe não utilizarem o talento divino de olhar nos olhos!

Exatamente! A melhor tecnologia que pode ser usada no varejo é, sem sombra de dúvidas, olhar nos olhos do cliente, ouvir o cliente, dar a ele toda a atenção do mundo pois, no momento do atendimento, no momento da venda o que há de mais importante é alcançar as expectativas do cliente e superá-las sendo o mais assertivo possível para que todas as necessidades e vontades do rei, isto é, do cliente sejam atendidas.

Entendeu? A tecnologia e os equipamentos de ponta são apenas ferramentas que o ser humano chamado vendedor utilizará para atender e satisfazer outro ser humano chamado cliente.

Quem já entendeu isso com certeza faz parte do seleto clube dos melhores vendedores, aqueles que não possuem clientes, eles possuem amigos e fãs pois sabem ouvir, entender e fechar vendas sempre olhando nos olhos.

Fúlvio Ferreira - presidente do Conselho Superior da CDL Uberaba

Empresário, palestrante e treinador de equipes

www.fulvioferreira.com.br

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