Um plano de negócio é um documento que descreve os objetivos de uma empresa e o caminho para alcançá-los, diminuindo os riscos e as incertezas. Ele permite identificar e restringir os erros ao papel ou à tela do computador ao invés de cometê-los na prática amenizando o impacto dos e contribuindo para a sobrevivência do empreendimento.

O plano é o instrumento ideal para quem quer ter um retrato fiel do mercado, do produto, das atitudes do empreendedor diante da oportunidade e da viabilidade econômico-financeira do negócio. Ele propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maior probabilidade de sucesso ou mesmo ampliar ou promover inovações. Organiza as ideias do empreendedor e se torna um verdadeiro mapa na nova caminhada. A sua preparação é um grande desafio, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade. Ainda que o empreendedor possa contratar um consultor para orientá-lo pessoalmente, o plano deve ser elaborado pelo próprio interessado, pois é do empreendedor e não do consultor. Informação é a matéria prima de qualquer plano de negócio, portanto, é necessário pesquisar para conhecer tudo sobre o setor em que pretende entrar. Informações podem ser obtidas em jornais, revistas, associações, órgãos públicos, feiras, cursos, junto a outros empresários do ramo, na internet ou com clientes e fornecedores potenciais. O documento é uma trilha e não uma estrada definitiva. Não deve ser encarado como um instrumento rígido; é preciso acompanhá-lo permanentemente e por isso, deve ser feito de preferência no computador para facilitar as correções. O plano de negócio fala por si mesmo. Quanto melhor a sua aparência e quanto mais clara a exposição das ideias, melhores serão os resultados. Além disso, se estiver bem feito e organizado, ficará mais fácil a sua utilização e consulta no dia-a-dia. Com certeza o maior usuário e beneficiário do plano é o próprio empresário no momento que o estiver colocando em prática, mas ele também pode ser usado para se conseguir novos sócios e investidores, estabelecer parcerias com fornecedores e clientes, ou mesmo para ser apresentado a bancos a fim de pleitear um financiamento. O plano só estará completo se for capaz de responder a grande pergunta: "vale a pena abrir, manter ou ampliar este negócio?" Artigo editado. Por Soeli de Oliveira. Consultora e palestrante das áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação.

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