Por Lúcio Castellano

CONFIRA MAIS IMAGENS DO EVENTO: SEBAE MINAS E CDL UBERABA APRESENTAM O PROJETO VAREJO MAIS EXPERIENCE | CDL Uberaba
O Sebrae Minas lançou na noite dessa segunda-feira (13), no auditório Master da Câmara de Dirigentes Lojistas, o projeto Varejo + Experience, em Uberaba, através de parceria com a CDL. Evento lotou o recinto ao reunir mais de 200 participantes, entre associados e não associados, que atuam em diversas áreas dos setores do varejo e da prestação de serviços.
Ao agradecer ao Sebrae Minas pela parceria, o presidente da CDL, Fernando Xavier, lembrou que aos associados serão oferecidos cursos, palestras e treinamentos para incrementar a atuação de empresas uberabenses.
Palestrante convidado foi Márcio Mancio que abordou o tema liderança, motivação e vendas, enquanto o coordenador estadual Mais Experience/Sebrae Minas, Victor Mota, e a analista de Negócios do Sebrae Triângulo Daiana Rodrigues fizeram uma ampla apresentação do projeto.
O palestrante Márcio Manio participou de dois "momentos emblemáticos", segundo ele, nesta sua apresentação na CDL Uberaba. Primeiro, com um expressivo grupo de empresários que que têm a missão de compartilhar e de treinar outras pessoas e multiplicar o conhecimento, ou seja, momento direcionado para líderes e gestores.
“À noite, com auditório lotado, não tinha mais onde colocar pessoas, a gente fez um trabalho focado com todas as pessoas associadas e não, que queriam sair daqui motivadas, mas com conteúdo”, expôs.
Em sua palestra, com um conteúdo aplicável e prático focado tanto em atendimento quanto em vendas. Também quanto em escala e também no digital, que hoje o melhor dos dois mundos: o físico e o digital, este já consolidado, segundo ele.
Daiana Rodrigues comemorou os resultados de mais uma iniciativa da parceria do Sebrae com a CDL Uberaba, ou seja, o evento Varejo Mais Experience projeto que visa valorizar e fomentar os negócios do varejo aqui do nosso território. “Então, para você que é varejista, fique por dentro, porque daqui vão surgir diversas outras oportunidades de capacitação para uma gestão mais competitiva, além de trazer soluções, por exemplo, para o segmento da moda e para o varejo em geral”, destacou a analista do Sebrae.
Durante a programação, foram apresentadas tendências e discutidos os principais temas relacionados ao setor, com o objetivo de capacitar micro e pequenas empresas para melhorarem suas vendas e resultados.
Victor Morta, gestor estadual do Varejo Mais, explicou que o projeto é uma estratégia do Sebrae para o desenvolvimento de médios e pequenos negócios do Varejo, com abordagem de temas cruciais para a melhoria do setor, no curto prazo, que inclui a atração de clientes, a conversão de venda, a melhoria do ticket médio, o controle de gastos e a eficiência na gestão. “Muitos aspectos influenciam nesses fatores. A gestão dos mesmos faz com que o resultado seja muito melhor. Sem parceiros estratégicos, como a CDL Uberaba, nós não conseguimos atingir o público da forma que necessitamos, com ações como de hoje proporcionadas pela programação do Varejo Mais”, diz ele. Também serão oferecidas capacitações, através de oficinas e consultorias para ajudar o empresário a aplicar na prática os conceitos que vão levar o seu negócio a um novo patamar de lucratividade.
Para o presidente da CDL Uberaba, Fernando Xavier, a parceria da entidade com o Sebrae contempla um cronograma de atividades do mais alto nível a ser executado ao longo deste ano. Citou que, com certeza, a palestra do convidado Márcio Mancio mexeu com a emoção do nosso empresário, pois, conforme destacou, o palestrante trouxe técnicas de venda, de formação de equipe e motivação. “Isso é muito importante e é o que nos interessa”, diz.
Ao finalizar, o dirigente lojista, foi enfático ao afirmar: “Buscamos sempre ajudar o nosso empresário a melhorar a sua empresa. Durante o ano, com a realização de muitas etapas em conjunto com o Sebrae, certamente, vai trazer muitas mudanças e mais vendas os empreendedores que participarem dos eventos que ainda iremos proporcionar”.
O Varejo + Experience sinaliza as oportunidades e propõe soluções para impulsionar os pequenos negócios. A ideia é fomentar discussões sobre temas que devem estar no radar do lojista, como: atendimento ao cliente, estratégias de vendas e novos canais de comunicação com o público.