Pensemos juntos sobre o quanto é complicado produzir idéias, conseguir traduzi-las no papel, elaborar planos e transformá-los em algo que seja palpável e possível de ser executado. Pensar é um princípio que ativa a vida, de um lado com recordações, do outro como os fatos do dia a dia. Na administração, poder pensar no que passou é estar documentado de históricos, que reunidos organizadamente permitam uma constante análise do que fizemos bem, do que erramos, e assim, diante do também conhecimento do que está nos sendo exigido pelo mercado, ter condições para ampliar a visão, pelas melhores técnicas e pessoas rumo à obtenção das melhores idéias e planos que conquistem mais resultados.

O mudar nos exige uma constante caça a oportunidades, tanto pela procura de novos espaços para fazer as coisas de forma mais competitiva, como pelo acreditar com antecedência no potencial mercadológico da região escolhida. Essa semana na revista Veja (Edição 2180), foi publicada uma extensa e fantástica matéria "Especial cidades médias - Aonde o futuro já chegou", relatando dezenas de cidades de porte médio, distribuídas pelos quatro cantos desse País, que em comum apresentam reais condições (Pessoas, consumo em evolução e estrutura) justificando um crescimento acima da média nacional e em alguns casos com índices superiores aos dos tigres Asiáticos.

Adorei a forma como foi conduzida a reportagem e recomendo como lição de casa essa leitura, que incluem detalhes básicos para sustentação das nossas buscas, reunindo potencialmente a natureza que vem justificando o progresso, junto com as experiências e atitudes de empreendedores que por lá se instalaram.

Com a matéria, lembrei também de velhos conceitos, onde hoje vivendo um mundo tão conectado as operações virtuais, às vezes achamos que tudo pode ser feito pelo digitar, enviar e receber. Lembrei-me dos princípios para o bom marketing, a base dos 4P´s (Praça, Produto, Preço e Promoção), que ainda hoje é base elementar para a sustentação dos negócios. Dos 4P´s, atentei minha atenção ao item praça, traduzindo nas vantagens da localização, do como ter seu espaço adequado em relação aos clientes, dos valores que temos e podemos investir, dos fornecedores mais informais, mais próximos. Veio a cabeça a lembrança de um Samuel Klein, que costumeiramente se dirige ao seu helicóptero, para poder ver de cima a região a ser escolhida para a instalação das futuras lojas "Casas Bahia".

E fechando todo esse meu pensamento, agora olhe para você, não fique sempre achando que as coisinhas estão definidas, pois nunca estarão e a sua evolução não depende somente do que os outros esperam de você, mas de um conjunto de valores que reúnam a sua melhor condição pelo fazer.

Bem vindo ao mundo empreendedor. Busque estar aonde o futuro já chegou!

Sérgio Dal Sasso é palestrante das áreas de Administração, Empreendedorismo, Vendas e Educação Profissional 

 

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.