Eu tenho uma amiga, muito animada e extrovertida, que é servidora pública, ela trabalha na Prefeitura, na recepção do atendimento ao público. O serviço dela é encaminhar as pessoas para os guichês de atendimento de acordo com as suas necessidades.
Existe alguma semelhança entre o serviço dela e a função de uma atendente de padaria?
E de um jornalista?
E de um vendedor?
E de uma secretaria de médico?
E de um mecânico, de um pedreiro e de um engenheiro?
Em verdade todas as profissões e todas as funções possuem uma finalidade: orientar as pessoas, no caso da minha amiga; pegar os produtos escolhidos pelo cliente é a função da atendente da padaria; o jornalista relata um fato ou acontecimento transformando-o em notícia; o vendedor... vende; a secretaria do médico agenda as consultas; o mecânico conserta; o pedreiro constrói ou repara; o engenheiro projeta, calcula e acompanha e por aí vai.
Analisando por um lado, cada atividade possui uma rotina e um ritual próprios. Pelo outro lado, todas as funções e profissões tem sim algo em comum, todas elas, direta ou indiretamente, estão relacionadas ao ser humano. Em algum momento uma pessoa lhe abordará, em algum momento você fará algo para alguém, ou cuidará de algum objeto ou equipamento que numa hora ou outra servirá para alguém.
Então, se o foco do seu trabalho não for uma pessoa ele o será ainda que num segundo plano. Você pode cuidar da grama ou ser um operador de patrol, lidar diretamente com algo mas este algo, este objeto será para o uso de alguma pessoa.
Assim, não adianta correr. Não adianta falar que não gosta de gente ou que não tolera algum tipo de pessoa; mais dia, menos dia, num momento ou noutro você estará diante de pessoas. Nós somos humanos, projetados e nascidos para viver em comunidade e em harmonia.
E você deve estar se perguntando, mas por causa disso eu preciso ser alegre e sorridente, mesmo num trabalho que não seja tão bom?
Bem, aí vai depender de você. Encare as dificuldades como desafio e você verá que bom humor e alto astral fazem bem para você e para quem está perto além de entrar numa sintonia de alto-astral com energia positiva, onde a alegria será o fermento da felicidade, inclusive no trabalho.
Então você perceberá que mais importante do que efetivamente o que você faz, é o como você faz. Está aí a diferença entre a atendente da padaria e aquela moça simpática que falta adivinhar o que eu quero, a diferença entre a mulher da recepção e a gentileza em pessoa da servidora chamada Romilda, a diferença entre ir para a luta e com satisfação ir ao trabalho para servir pessoas.
Fúlvio Ferreira - presidente do Conselho Superior da CDL Uberaba
Empresário, palestrante e treinador de equipes.
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