É no ponto de venda que todo esforço de marketing frutifica. Um grande número de empresas não dispõe de recursos necessários para realizar uma eficiente distribuição, que justifique a utilização da mídia tradicional. A estratégia de divulgação com maior retorno dos investimentos tem sido a concentração dos esforços de promoção no ponto de venda, onde clientes, produtos e check out se encontram.

Na ânsia de fisgar o consumidor, o PDV se tornou a principal mídia para a maioria dos produtos de consumo. Diante das opções para crescer, sobreviver ou morrer, fabricantes e varejistas lançam mão de variadas ferramentas para promoção de produtos no ponto de venda, entre elas:

- Design - Arquitetura - Exposição - Merchandising - Embalagem - Atendimento - Identidade visual - Promessa de marca - Incentivo de venda Com o objetivo de aumentar ao máximo a venda por metro quadrado dentro da loja, atrair novos clientes e operar ao mais baixo custo com qualidade, produtores e varejistas apostam cada vez mais as suas "fichas" no merchandising. O merchandising compreende um conjunto de operações táticas efetuadas no ponto-de-venda, para colocar no mercado o produto ou serviço certo no lugar certo, na quantidade certa, no preço certo, no tempo certo, com o impacto visual adequado e exposição correta.

Vender é ação. Já a correta exposição dos produtos no ponto de venda é um misto de planejamento, técnicas e arte, que agregam valor aos produtos. No planejamento de ações de merchandising deverá ser considerado:

- Tipo de ação - Tipo de loja - Produto e marca - Duração - Espaço necessário - Preço - Quantidade - Materiais de PDV - Perfil de consumidor - Frequência - Seleção de equipe - Treinamento O poder do merchandising reside em expor produtos e marcas com destaque nos PDVs. Certifique-se de que é dada ao consumidor a real oportunidade de reconhecer os produtos como valiosos, ter experiências sensoriais e comprá-los com facilidade.

Por Soeli Oliveira

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