Nas últimas semanas, Brasil afora, as empresas começaram a reabrir, de maneira gradual e sob uma série de novos regramentos.

Em quase todas as cidades do país o comércio ficou fechado por vários dias. Cada Estado, cada cidade experimentou uma realidade diferente no reinício das atividades. Algumas empresas tiveram que abrir com uma barreira na porta, outras com limitação de pessoas, outras com atendimento na calçada entre outros tantos modelos.

Filas se formaram nas portas com distanciamento pré-marcado e isso demonstrou a fragilidade das empresas e a falta de estrutura física de muitas cidades revelando calçadas quebradas, esburacadas, com mato e até lixo. É verdade, porém, que em muitas localidades o oposto é verdadeiro com calçadas bem cuidadas e limpas.

Mas a sombra nem sempre é presença! Ou seja, vemos constantemente os clientes no sol, em pé por longos minutos aguardando o atendimento. Essa cena tem se repetido em empresas de diversos ramos, em cidades de vários portes.

Apesar das dificuldades e do aumento dos custos para as empresas como a necessidade constante de assepsia, materiais de limpeza, álcool em gel e mão-de-obra é deveras importante que o gerente, que o empreendedor ou empresário reative a sensibilidade para ir ao encontro do cliente.

Se puder, coloque cadeiras e uma tenda para acomodar os clientes, com respeito a legislação local; ofereça algum conforto e leve água para os seus clientes, afinal eles estão sofrendo para ir lhe prestigiar, para comprar da sua empresa.

Diz um ditado se a vida lhe oferecer um limão, faça uma limonada; em outras palavras, aproveite os problemas e os desafios e os transforme em oportunidades. Esteja atento para todas as situações e aproveite para ganhar pontos com os seus clientes, mostre a eles que a sua empresa, muito acima das obrigações, se preocupa com os clientes, demonstre atenção, carinho e respeito.

Lembre-se: o novo não pode apagar a gentileza!

Fúlvio Ferreira - presidente do Conselho Superior da CDL Uberaba

Empresário, palestrante e treinador de equipes.

www.fulvioferreira.com.br

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.