O que você deve aplicar do que aprendemos no NRF 2011 e das visitas que fizemos. Todo dia. A vida toda.
O mundo entrou no século XXI e tem mudado tão rápido que parece que já mudou de século. Na verdade apenas mudou de década, mas parece que passou muito mais tempo. O Brasil, que já foi país de terceiro mundo caminha rápido para o primeiro. Senão na governança do país, na moral, na vontade e na esperança. A internet, que revolucionou o mundo já não tem nada a ver com a internet do século passado. Antes se entrava em sites, agora é clicar num aplicativo e ir diretamente ao que se quer procurar sem navegar. Cada vez mais gente quer comprar fora da loja. E usa todos os meios possíveis para comparar preços antes de comprar na loja. Cada vez mais gente compra pela internet. E cada vez mais gente vai comprar pelo celular.
O Cliente, nesse turbilhão de mudanças aceleradas como nunca, mergulha no mundo de ofertas e fornecedores que acenam a ele todos os dias. Ele, que antes não mudava, foi treinado pelos fornecedores e pelo marketing a mudar e a comprar mais barato quando o fornecedor não tiver diferenciais para oferecer. E agora, os mesmos fornecedores tentam desenfreadamente que ele, ao invés de mudar, continue a comprar da mesma marca. O Cliente está permanentemente inquieto, cada vez mais exigente, querendo que as coisas sejam feitas do seu jeito. O consolo é que ele está cada vez com mais vontade de comprar. Então uma das conclusões que nos deixa felizes, pelo menos no Brasil é que Cliente tem! E muitos. O varejista tem que trabalhar como nunca para atrair e manter esse Cliente super-exigente. Varejistas que conquistam e mantêm o Cliente hoje em dia são os competentes e diferentes. Apenas ser competente hoje em dia é pouco. O mais importante é ser competente e diferente. Como ser diferente? Não é tão difícil como parece: basta eliminar as pendências e adotar as tendências.
Os pontos mais importantes que vimos foram:
1 - A importância da reputação 2 - Foco do Cliente 3 - Ecologia Empresarial 4 - Atendimento Incrivelmente Diferente Do Usual 5 - O novo luxo 6 - Novos meios de compras 7 - A loja mutante
Edmour Saiani é Palestrante