Sabe de uma coisa?Tem hora que me dá vontade de perder um pouco a linha.Explico: a pandemia trouxe o fechamento temporário de muitas empresas; a reabertura foi gradual com barreira física na porta, limitação de pessoas no interior etc etc.Isso ocorreu com todos os segmentos, inclusive com os bancos e cartórios.O fato é que os clientes vem se amontoando nas portas, enfrentando sol, calor e um tremendo desrespeito sob a alegação da pandemia; parece que a pandemia virou desculpa para não se exercer educação, gentileza e respeito para com o cliente. E eu relembro, uma empresa só está aberta porque existe o cliente com as suas respectivas necessidades e vontades, com suas opções de comprar aqui ou a acolá.Já vem de algum tempo que muitos empresários reclamam de queda nas vendas, de baixo faturamento e por aí vai. Particularmente entendo que vários empresários, deste público reclamão, irão reclamar muito mais num futuro muito próximo e sabe o motivo? Simplesmente porque eles estão deixando o cliente no sol, na chuva, em pé sem água sequer; sombra ou cadeira, nem pensar! Eu venho alertando há algum tempo: cuidado! O cliente está se submetendo a este tipo de atendimento, grosseiro e ineficaz, apenas por algum tempo. A paciência vai acabar. Aos poucos ele irá migrar para outras empresas, sejam próximas ou não, sejam físicas, sejam virtuais. Aí então será tarde pois uma gentileza prestada, um carinho recebido ou uma atenção especial recebida pelo cliente nem sempre será lembrada, porém o oposto é verdadeiro. Se a sua empresa, apesar das circunstâncias e dificuldades, ainda não percebeu que o rei está lá de fora, em pé, no sol, com sede e sendo tratado quase que com desprezo, cuidado; daqui uns dias o jogovai virar e aí talvez seja tarde para você tomar uma atitude.É mais fácil cuidar do seu cliente atual, atendendo bem e com reverência, educação e cortesia do que correr atrás quando ele já tiver ido para o concorrente e já tiver descoberto que enquanto a sua empresa não o valorizava, alguma outra faz de tudo para mantê-lo no trono, literalmente com sombra e água fresca, com mimos e paparicos para que ele continue fiel, comprando e prestigiando. Lembre-se, o cliente é rei!
Fúlvio Ferreira - poresidente do Conselho Superior da CDL Uberaba Empresário, palestrante e treinador de equipes.www.fulvioferreira.com.br