Uma assídua leitora fez um comentário no mínimo lúcido para não dizer sensato e verdadeiro.

No texto eu falava sobre a importância do respeito e da atenção para com os clientes. E cliente aqui, não significa que você esteja numa loja com balcão e vitrines necessariamente; cliente é uma definição muito mais ampla que envolve pessoas, independente do local, do ramo ou se há relação comercial. Isto equivale dizer que pode ser realmente uma venda dentro de uma loja, ou uma venda externa, ou um atendimento telefônico, uma prestação de serviço ou até mesmo _ e inclusive _ um serviço público.

Qualquer que seja a ação, ou qualquer que seja o porquê o como é extremamente importante. Como você recebe, como você acolhe, como você ouve ... tudo isso é muito importante. Em verdade, o mais importante! As próprias palavras de Jesus e o modo como ele as dirigia a outras pessoas faziam toda a diferença; até nisso Ele nos ensinou.

A minha leitora e atenta ouvinte comentou:

"Acho que o cliente é o único juiz."

O cliente é juiz! Isso é muito sábio!

Ao longo da história tantas e tantas empresas, e também profissionais liberais, pereceram em suas trajetórias porque foram competentes em gestão mas pecaram no atendimento; porque não entenderam quem realmente merece atenção, respeito, carinho e transparência.

Genilda, você está certa:

O cliente é o único juiz!

Então, atender bem, saber o que se fala e como se fala é, no mínimo, obrigação para gente que cuida de gente!

Fulvio Ferreira - presidente da CDL Uberaba

Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista.

www.fulvioferreira.com.br

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