Há muitos anos existe uma expressão no meio dos negócios que afirma que os consumidores de classes sociais mais baixas pagam suas contas em dia.
Via de regra, todos pagamos nossas contas em dia. E as pesquisam apontam que a maioria das pessoas que atrasam as suas contas e se tornam inadimplentes o fazem por algum motivo de força maior. Sejamos sinceros: alguém em sã consciência gosta de receber cobranças, cartas e telefonemas? E ainda, ter o seu crédito limitado ou cortado?
Em verdade poucas pessoas deixam de pagar as suas contas por má-fé. A maioria o faz por algum tipo de descontrole.
O mito que as pessoas com menor renda são mais pontuais tem origem no tempo onde o crédito era extremamente limitado, isto é, apenas quem não precisava de prazo para pagar é que o tinha disponibilizado pelas empresas. Mas ao longo da história isto foi se modificando e, especialmente na última década, o crédito chegou a todas as classes sociais. E chegou de tal forma que as pessoas com pouco planejamento financeiro se perdem entre as compras e os pagamentos deixam de ser pontuais.
Segundo recente pesquisa, o nível de endividamento do brasileiro em 2012 é da ordem de 43,4%. Na Classe "A" apenas 5% dos entrevistados possuía restrição em algum birô de crédito, na Classe "B" 13%, na Classe "C" 23% e na Classe "D" 12%. Estes números vão de encontro a uma regra de três simples que coloca na mesma operação renda, crédito e planejamento financeiro.
Então, concluímos que, salvo motivo de força maior, atualmente o melhor pagador é aquele que planeja a sua compra, que calcula o seu endividamento com base na sua renda e compra bem.Mas devemos lembrar que o melhor cliente é aquele que tem nome porque quem tem nome tem crédito e quem tem crédito tem tudo!
Fúlvio Ferreira, presidente da CDL Uberaba, em depoimento ao “Coluna Sete”, da Rádio Sete Colinas (AM-1120), de Uberaba-MG