Por Lúcio Castellano - Fonte: Monica Cussi. Analista de Comunicação, Fiemg - Federação das Indústrias do Estado de Minas GeraisRegional Vale do Rio Grande - obs: texto editado
NOBURO, QUE JÁ OCUPOU CARGO DE DIRETOR DA CDL UBERABA, SUBSTITUI JOSÉ ARLÊNIO VENEZIANO

A solenidade de posse do novo presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, dos vice-presidentes regionais e demais diretores aconteceu no dia 26 de maio, em Belo Horizonte (MG). O empresário do setor automotivo e atual líder do Sindicato das Indústrias da Mecânica (SIMU), Noboru Batistuta Nanya assume como vice-presidente da Regional Vale do Rio Grande, para o triênio 2022-2025. Os diretores designados para este mandato são José Flávio Zago, empresário na Mobilifício Zago, do setor moveleiro e Luiz Alberto Balieiro (Ziza), presidente do Sinduscon-Araxá.
O novo vice-presidente da FIEMG Regional Vale do Rio Grande assume a gestão como um desafio para a sua atuação profissional e pretende implementar a liderança participativa no âmbito da FIEMG, Sindicatos e associados. Por outro lado, quer olhar para o ser humano por trás dos processos.
“Nossa intenção é que as ações da FIEMG favoreçam os associados e, consequentemente, a indústria. Temos nas mãos um desafio e nós pretendemos fazer uma gestão que preza pela inovação, pelo crescimento socioeconômico e por soluções práticas e sustentáveis”, comenta.
História de Noboru Batistuta Nanya
Iniciou sua trajetória profissional com o pai, Noboru Nanya, que veio de Barretos para Uberaba como funcionário do Auto Elétrico Kawai. Com muito trabalho em 1971, o patriarca teve a oportunidade de comprar a oficina e começar a jornada de mais de 50 anos da Auto Elétrica Nanya. Sr. Noboru, casou-se com a uberabense Maria José Batistuta Nanya, com quem teve três filhos: Noboru, Midori e Seiti. “Meus pais sempre incentivaram e priorizaram os estudos e nas minhas férias, ia para oficina ajudar e aprender a profissão”, lembra Noboru.
Do conhecimento e curiosidade em trabalhar com carros, surgiu o interesse em fazer engenharia mecânica, formando-se pela Universidade Federal de Uberlândia. Após concluir a graduação, já no primeiro emprego aprendeu sobre atuação na fábrica e sobre equipamentos industriais, principalmente do setor sucroenergético. Alguns anos depois, buscando aprimoramento profissional, estudou inglês em Vancouver no Canadá, onde teve muitas experiências, mas também a certeza de que queria morar no Brasil e em Uberaba, em terras abençoadas, como ele mesmo enfatiza.
“Voltei em 2007 para Uberaba, determinado a utilizar todo o conhecimento e experiência para incrementar e prosperar o negócio do meu pai. Neste mesmo ano encontrei a Camila que é a mulher da minha vida, namoramos e casamos e, hoje, temos a Melissa que está com 11 anos. A Camila além de ser uma fantástica esposa é uma excelente e talentosa profissional o que contribuiu e contribui para a melhoria continua da empresa”, completa.
A parceria dele com o pai proporcionou o crescimento profissional até que se envolveu completamente com o negócio e começou a participar das reuniões do SIMU e engajar com o setor. Depois de receber o convite para a presidência do SIMU, o grupo de empresários formalizou missões, palestras e treinamentos técnicos.
Agora, em nova etapa na Regional Vale do Rio Grande, os desafios continuam e não são menores, segundo ele. “Vamos focar no ser humano e nos processos como a origem e a solução dos problemas. Desta forma vamos atuar como catalisador, facilitando e acelerando as ações dos nossos associados, de acordo com as prioridades que sejam comuns a maioria dos empresários. Por conseguinte, vamos valorizar a família, a saúde física e mental, a educação financeira pessoal e empresarial”, finaliza