Dia das crianças, Natal, fim de ano, movimento e trabalho dobrados... Você já parou para pensar nisso? Se não, é bom começar logo. Já está mais do que na hora de arregaçar as mangas e programar estrategicamente suas ações na loja. Só assim você terá condições de aproveitar a fase gorda que se aproxima e tirar dela o maior proveito possível. Para garantir um aumento nas vendas e evitar que as coisas aconteçam ao acaso, você deve ter uma atitude proativa, e o planejamento é uma parte importante deste processo.

Não sabe por onde começar? Que tal dedicar atenção especial ao pessoal temporário? Você já parou para pensar que pode ser muito menos dispendioso contratar, em vez de pessoal de frente, funcionários de apoio? O problema é que a maioria das empresas destina esses funcionários temporários ao atendimento dos clientes. Acredite: talvez seja mais eficaz ter seus funcionários experientes atendendo clientes, o mais rápido que puderem, e contar com o pessoal temporário para ajudá-los a cuidar dos detalhes da operação de venda.

Quando o assunto é contratação de pessoal, é muito importante ter uma visão geral do quadro das equipes. Desta forma, é possível perceber a necessidade de contratação e fazer um planejamento eficaz, evitando gastos desnecessários. Por isso, pare e avalie a real necessidade de contratar extras. Se esse for realmente o caso da sua loja, comece hoje mesmo a preparar seu cadastro de candidatos. Não deixe para contratar às vésperas das datas comemorativas. Você corre o risco de prejudicar o processo de seleção e contratar pessoas que não eram as melhores indicadas para o cargo.

Nessa época de fim de ano, quando o movimento costuma dobrar na maioria das lojas, você deve chegar à conclusão que contratar pessoal extra é indispensável. No entanto, grande parte dos lojistas peca em não enxergar esses profissionais temporários como candidatos potenciais para integrarem o quadro efetivo de funcionários da loja. O ciclo é vicioso: contrata-se o pessoal, terminado o período de grande movimento eles são dispensados e, quando a loja necessita contratar novos profissionais, inicia-se novamente todo o processo de seleção, em vez de recorrer àqueles que já trabalharam na loja.

Costumamos dizer que a maior economia de tempo não depende tanto da habilidade de resolver os problemas, mas da habilidade em resolver as causas dos problemas. Pense nisso!

Ter uma loja equipada com um quadro necessário de pessoal não significa que ela esteja totalmente preparada para maximizar vendas. Não se pode, por um minuto que seja, negligenciar o atendimento. As pessoas adoram comprar e, quanto mais compram, mais se sentem realizadas e felizes. O que sua equipe precisa é fazer do serviço um diferencial para conquistar e fidelizar clientes.

Fernando Lucena é sócio-diretor do Grupo Friedman

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