Nos últimos dias visitei muitas lojas em diversas áreas comerciais nas cidades por onde estive. E é nítido como capacitação e atitude aliados à oportunidade fazem toda a diferença.
Natal é sempre a melhor época do ano para o varejo de forma geral. É quando há troca de presentes entre as pessoas, tanto adultos quanto crianças. Nas empresas e nas escolas ocorrem as confraternizações com os tradicionais "amigos invisíveis"; isso, por si só já movimenta o comércio. Existem os "presentes empresariais", aqueles presentes e brindes que empresas e entidades enviam para seus clientes.
O maior movimento, porém, vem das compras que todos fazemos: são os presentes para os filhos, pais, namorados, namoradas, maridos, esposas, irmãos e amigos entre outros.
Alguns segmentos como joias e confecções chegam a vender 4 vezes mais que um mês normal. Porém não basta estar com a loja aberta para que se venda mais, é necessário ter proatividade, ou seja, é necessário que toda a equipe, especialmente as pessoas de frente de loja _ os vendedores _ estejam preparados. Sorriso nos lábios, aparência saudável, mãos e rosto limpos, conhecimento da mercadoria e vontade, muita vontade de servir ao cliente. Isto faz toda a diferença para que o cliente se sinta acolhido, amparado e possa, enfim, dizer "sim, eu vou levar!"
Esta frase mágica é apenas o resultado da equação que envolve capacitação do vendedor, mais atitude que encontra com a oportunidade que surge no Natal. Quando isso acontece o cliente compra e sai satisfeito e o vendedor alcança o seu objetivo. O nome deste ciclo completo é sucesso.
E você, está atendendo o cliente ou está simplesmente encostado no balcão "esperando o fregueis"?
Lembre-se, o cliente responde positivamente quando percebe valor no atendimento.
Então .... mostre toda a sua simpatia e boas vendas.
Feliz Natal!
Fúlvio Ferreira - presidente da CDL Uberaba
Empresário, palestrante e especialista em comércio varejista.
www.fulvioferreira.com.br