venderPara destacar-se nas vendas é preciso ter habilidade, saber fazer, e atitude, querer fazer. No mundo de hoje é o ágil que vence o lento. Precisamos ser ágeis.

Produtividade, eficiência e qualidade é dever de todos, sendo a qualidade que se sente a mais importante nas empresas e não a que se fala. Manter-se atualizado é o segredo da excelência dos profissionais de sucesso. Se você melhorar um pouco a cada dia, chegará ao topo da excelência e se manterá lá sem complicação.

Todos nós gostamos de comprar, mas se tem uma coisa da qual não gostamos é que nos vendam. As empresas carecem de vendedores que saibam trabalhar em equipe e sejam motivados e dispostos a superar as expectativas dos clientes. Não precisam de funcionários estrela e sim de constelações.

Por outro lado, não existe motivação pessoal, o que existe é auto-motivação. Ninguém conseguirá motivá-lo a não ser que você queira. Velhos têm experiência e nenhuma escola no mundo ensina experiência. Experiência é produto de empenho pessoal e de dedicação a uma atividade. Jovens têm muita garra e ousadia.

Em 1º. lugar, para chegar à excelência é preciso acreditar em si mesmo e agir como agia no tempo de criança, quando aprendeu a andar. Nesta fase da vida se tinha pouca habilidade, mas muita atitude, sempre que caía levantava e tentava novamente até conseguir finalmente se equilibrar, andar e até correr. A atitude que dá a disposição interior para agir. Quanto mais você treina, mais você desenvolve as suas habilidades. Se temos atitude, nós desenvolvemos as habilidades. O contrário não é verdadeiro.

O sorriso é o começo da venda. Noventa e cinco por cento dos clientes que procuram uma loja estão indiferentes ou tristes. Você sabe superar as expectativas, o que precisa é agir. No mundo dos negócios apenas 5% dos atendentes sorriem, 35% são indiferentes e lamentavelmente 60% deles anda de cabeça baixa. Se você trabalha na área de vendas ou de atendimento aos clientes e quer alcançar rapidamente o sucesso profissional, coloque imediatamente em prática o "a, e, i, o, u" da excelência em vendas, do escritor e palestrante Daniel Godri:

A. Ame o seu cliente e o que você faz. As pessoas mais bem sucedidas do mundo são aquelas que põem amor em tudo que fazem.

E. Excelência. Tenha dedicação total em tudo que realiza.

I. Imaginação criativa. Tome iniciativas mágicas. Ache novas soluções para os velhos problemas.

O. Ouça e Ouse. Comece a fazer o que você acha certo.

U. Urgências. Implante logo as suas idéias.

No mundo não existe nada de graça, é preciso fazer por merecer! Concordo plenamente com os livros de auto-ajuda quando dizem que "sucesso só vem antes do trabalho no dicionário", pois o 's' na ordem alfabética vem antes do 't'. Votos de muito suce$$o e boas vendas!

Por Soeli de Oliveira. Consultora e palestrante nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação do Instituto Tecnológico de Negócios.

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