Recentemente ministrava uma nova turma do workshop sobre Marketing Pessoal e um dos participantes contou-nos um breve relato de sua experiência profissional. Ele dizia se sentir "excluído" do mercado de trabalho. O principal motivo: sua idade. Rodrigo, 43 anos, durante vinte e dois anos de sua vida dedicou-se quase exclusivamente ao trabalho.

Neste período, atuou em duas empresas de médio porte e uma multinacional de grande porte, na qual passou os últimos onze anos. Após concluir a faculdade mergulhou nos negócios e não participou de cursos de atualização e congressos por falta de tempo.

Há nove meses Rodrigo vem procurando um novo emprego. Participou de diversas entrevistas, mas no momento final não consegue a vaga. Procurou os amigos, muitos que ele nem se lembrava quando trabalhava, e por isso mesmo, nada.

O que faltou a Rodrigo - e é comum em muitos profissionais - é o planejamento da carreira profissional. Algumas pessoas ficam esperando que a empresa faça algo por elas; entretanto, como sabemos, o único responsável por nossas vidas somos nós mesmos.

O Marketing Pessoal atua diretamente neste processo, pois é uma das ferramentas mais importantes para se acabar com o conformismo e o despreparo no que tange ao gerenciamento de carreira, por quê:

- É a base para o planejamento de sua imagem pessoal e profissional; - Permite o reconhecimento de suas competências e a forma correta de expô-las; - Reforça a auto-estima e a coragem para enfrentar os desafios; - Desperta o indivíduo para o auto-desenvolvimento e o auto-gerenciamento da sua carreira profissional e vida pessoal; - Amplia a percepção para lidar com as constantes mudanças; - Instrui sobre formas adequadas de postura e etiqueta profissional.

Durante nossa história de vida vamos construindo uma imagem perante os outros. Esta imagem é constituída a partir de ações corriqueiras como cumprimentar seu vizinho no elevador, até a postura utilizada em uma reunião de negócios. A maneira como gerenciamos esta imagem pessoal e profissional através das atitudes do cotidiano é que defino como Marketing Pessoal.

Para utilizar a técnica com eficácia, inicie definindo claramente o que quer. Qual é seu objetivo profissional? O que é preciso para atingir esta meta? Estipule um prazo para que isto ocorra - prazo compatível com sua condição atual. Analise o ambiente da empresa atual e do mercado.

Marcelo S Moreira é graduando em gestão de processos gerenciais da FGV-RJ. 

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.