Marca atende sonhos, expectativas, integra pessoas a grupos, dá destaque, gera conforto psicológico, dá segurança, é objeto de desejo. Ao estar abrigada por uma marca com prestígio, a qualidade física do bem raramente é questionada. O sucesso de uma marca é gerado por inúmeros e inusitados fatores. Um fato, uma fala, um slogan, um acidente, uma imagem, um desejo, uma expectativa, não há receita definitiva.

É possível provocá-lo? Sim, alguns demoram mais que outros, mas sempre há meios. Como diz um amigo, "criar uma marca de sucesso é um negócio complexo, senão todos nós teríamos uma".

Quem tem um produto com qualidade precisa ter uma marca reconhecida? Uma resposta rápida seria: Sim. Poucas são as empresas que tem produtos sem concorrência no mercado, então a marca é o fator que os diferencia, que os investe de importância e lhes atribui valor.

O consumidor muda sua percepção de "quanto custa" para "quanto vale"! Reconheço que para muitos empresários que primam pela qualidade de seus produtos vê-los sendo substituído por outros similares, é difícil, mas essa é a dinâmica de mercado. Eles mesmos, se fizerem uma boa reflexão, verão que também agem por percepção e preferência.

Temos que ter consciência que produto não é marca e mesmo esta deve representar algo na mente do consumidor para conduzi-lo a sua escolha. Como gestor, sem dúvidas, você vai perguntar: "Devo, então, entender de produto ou de gente?" Entendendo de gente apresentará o produto correto. Simples não? Akio Morita, co-fundador da Sony, dizia com propriedade: "Eu não atendo mercados, eu os crio".

O produto criado hoje terá amanhã inúmeros concorrentes, sua única garantia de destaque será sua marca! É fundamental entender que marca cria um espaço na mente e um lugar no coração.

Para aqueles que não acreditam na necessidade de seu fortalecimento basta, refletir se de vez em quando não solicitam um produto pela marca sem se darem conta. Exemplos não faltam no mercado. Gillette - lâmina de barbear; BomBril - Palha de aço; Guaraná - Refrigerante; Caldo Knorr - Caldo de galinha em cubos; Bic - Caneta; etc.

Ivan Postigo é escritor, economista e pós-graduado em controladoria

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