Por Lúcio Castellano

Por Lucas Figueira, g1 Triângulo e Alto Paranaíba — Uberlândia - 07/08/2022

Expectativa é de aumento em relação aos anos anteriores, principalmente em setores como o de moda masculina e lojas de perfumes.

IMAGEM REPRODUÇÃO SITE G1 TRIÂNGULO

O Dia dos Pais em Uberlândia e Uberaba é de expectativa no aumento nas vendas, de acordo com pesquisas realizadas pelas Câmaras dos Dirigentes Lojistas (CDL) das duas cidades, principalmente se comparado com o período em 2021.

Em Uberlândia, a perspectiva, segundo a CDL, é que 81% dos filhos presenteiem os pais durante a data. Enquanto em Uberaba, o órgão prevê aumento de 10% a 15% em relação ao mesmo período em 2021, podendo passar de 20% em alguns setores.

Os lojistas das duas cidades também esperam pelo movimento mais intenso nos estabelecimentos nos dias que antecedem a data.

Expectativa dos lojistas

Entre os clássicos presentes para o Dia dos Pais estão as roupas. Até por isso, o comércio de moda masculina tem boas perspectivas para a data. Para o gerente da Garbo em Uberlândia, Pedro Paulo Moura, a data é como um “segundo Natal”.

“Para nós da moda, é o segundo Natal, mais forte até que Dia dos Namorados e outras datas do ano. Temos boas expectativas para aumento nas vendas”, comentou.

Porém, a maior procura deve ocorrer mais em cima da hora. “Se tratando de moda masculina, a compra é efetuada nos quatro últimos dias. A partir de quinta-feira começa a bombar”, completou Moura.

Outra saída para os presentes são os perfumes. A consultora da Boticário em Uberlândia, Ellen Cristian, espera que a data possa recuperar as baixas vendas no mês anterior. ”Estamos com expectativa boa, de crescimento, já que mês passado não foi muito bom. Toda a data comemorativa é importante para gente, pois dá esse crescimento nas vendas mesmo”.

Entre os clássicos presentes para o Dia dos Pais estão as roupas — Foto: Caio Coutinho/G1

Para poder atrair mais compradores, a consultora detalha que a empresa aposta em lançamentos de kits e combos promocionais, além de outras campanhas.

“Todo ano a gente lança kits promocionais, que acaba saindo mais barato, para atrair mais os clientes também. Além disso, temos promoção de kits para mães, já que tem mãe que é pai também, então tem essa iniciativa”, detalhou Ellen.

Os artigos esportivos também são opções de presentes para os pais e, por isso, para a subgerente da Minerva Esportes em Uberaba, Juliana Belinazzo Silva, a expectativa é "sempre a melhor possível".

"Normalmente nessa época a gente faz bastante promoção na loja, a procura, inclusive, já aumentou. Porém, até o Dia dos Pais, a expectativa é que aumente mais ainda, até mesmo na data", completou.

Uberlândia

Em Uberlândia, a perspectiva das pessoas que devem presentear aumentou em relação a 2021. No ano anterior, a pesquisa da CDL apontou 74% de chance de compra, enquanto neste ano são 81%. Desses, mais da metade deve gastar entre R$ 100 e R$ 300.

Os dias que antecedem a data também devem ser os com maior procura pelos itens, segundo resposta de 48% das pessoas que participaram da pesquisa. A lista de lojas que devem contar com mais procura são as de vestuário e acessórios (42,3%) e perfumes (23,1%).

Ainda comparando ao ano anterior, cerca de 55% devem gastar mais do que em 2021, enquanto outros 26% pretendem gastar menos.

“As datas comemorativas são períodos bastante favoráveis para o lojista deixar a vitrine atrativa, bem decorada, fazer promoções, inclusive montado kits, treinar seus vendedores, expor as potencialidades de sua marca e trabalhar na fidelização do cliente”, ressalta a Gerente de Soluções e Negócios da CDL Uberlândia, Renata Barbosa.

Uberaba

Já em Uberaba, a expectativa do presidente da CDL, Fernando Xavier, é de aumento entre 10% e 15% nas vendas, mas com setores podendo ter mais procura.

“Esse percentual varia nos diversos segmentos. Alguns setores do comércio poderão vender acima de 20%, como os de vestuário, calçados, esportes, perfumes, entre outros. A data também movimenta os segmentos de bebidas e gastronomia”, explicou Xavier.

Além de importante para a economia, os lojistas também usam a data como um “termômetro para o início do processo de contratação da mão de obra temporária para o segundo semestre, inclusive com o foco no período natalino”, completou o presidente da CDL.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais.