Por Lúcio Castellano
Palestra objetivou promover conscientização, com destaque para a necessidade de reflexão e renovação no início do ano

CONFIRA MAIS IMAGENS DA PALESTRA: CDL PROMOVE PALESTRA JANEIRO BRANCO PARA COLABORADORES DA ENTIDADE | CDL Uberaba
Nesta quarta-feira (15), a CDL Uberaba promoveu palestra sobre saúde mental para todos os seus funcionários. O tema “Rompendo o silêncio: A importância de falar sobre saúde mental”, pela palestrante convidada psicóloga Vânia Magalhães Moreno Terra, CEO da Th_Segmed, e diretora da entidade.
“A CDL Uberaba se preocupa com a saúde e o bem-estar de todos os seus colaboradores ao oferecer esse momento de aprendizado e reflexão”, disse o gerente Executivo Júnior Machado, que, em nome do presidente Lourival Ferreira da Costa, agradeceu a disponibilidade da palestrante.
“Falar sobre saúde mental no ambiente de trabalho é essencial para promover o bem-estar e fortalecer a empatia entre colaboradores, destacou Vânia Moreno, ao lembrar que esse movimento brasileiro sobre saúde mental convida a sociedade a refletir, dialogar e agir em prol do bem-estar emocional.
Ela citou que, no Brasil mais de 18 milhões de pessoas convivem com o transtorno de ansiedade. O SUS (Sistema Único de Saúde) realizou cerca de 14 milhões de atendimentos psicológicos apenas no primeiro semestre de 2024.
A iniciativa foi criada em 2014 pelo psicólogo, palestrante e escritor mineiro Leonardo Abrahão, de Uberlândia. Hoje, a campanha é um marco no calendário brasileiro e, desde 2023, é reconhecida oficialmente como lei federal.
Todo ano há um tema. O de 2025 é "O que fazer pela saúde mental agora e sempre?"
Por fim, a psicóloga Vânia Moreno observou que o Governo Federal atualizou a NR-01 para incluir riscos psicossociais no trabalho, cuja pauta inclui pontos cruciais que impactam diretamente a regulamentação e a segurança no ambiente de trabalho. As medidas devem vigorar, agora, no primeiro semestre de 2025. O Capítulo 1.5 da Norma Regulamentadora (NR-01), que trata do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), é considerada a "norma mãe" das regulamentações laborais, fundamental para a proteção dos trabalhadores no Brasil.