Me contou, um velho sábio, certa ocasião, a história de um homem simples, mas fuçador, que inventou um tipo diferente de alimento, o salgadinho.
Essa história se passa há muito, muito tempo mesmo, mais de cem anos atrás.
Era uma vez um homem inteligente, curioso e inventor. Após muito tentar ele conseguiu criar um novo tipo de alimento, rápido, gostoso e um tanto quanto nutritivo: ele inventou o salgadinho.
Essa iguaria, no princípio do Século passado, foi vista com indiferença, com resistência mas também como algo novo, inusitado.
Henricór vendia os seus salgados por centavos. Aos poucos as pessoas foram tomando gosto e as vendas foram crescendo. Em pouco tempo já havia uma linha de produção. E a demanda, que era regional, passou a ser nacional e depois internacional. Fábricas foram montadas em vários lugares do mundo. A vitória era grande mas o tempo, além do sucesso, trouxe também vários concorrentes que faziam excelentes salgadinhos e que igualmente quase tinham uma onipresença diante do mercado mundial.
As décadas se passaram e, como bem disse Belchior, na poesia Como nossos pais, "o novo sempre vem". Assim, os descendentes do criador daquele salgadinho descobriram que produzir tortas era muito mais lucrativo, menos trabalhoso e muito mais inteligente que produzir salgadinhos por todos os lados. Assim, resolveram focar a sua produção em tortas salgadas e tiveram coragem e atitude de mudar o foco e se concentrar em ações mais dirigidas e lucrativas.
Após a decisão o mundo se revirou do avesso; economistas, varejistas de salgados, clientes e o próprio mercado ficaram atônitos diante de tamanha ousadia. A imprensa replicava a todo momento notícias e opiniões mas a verdade era que, diante dos novos tempos, onde o cidadão já não quer mais fritura, apresentar uma nova estratégia é, antes de mais nada, um ato de coragem e de sabedoria.
Nesta altura do campeonato os sanduíches naturais são a tendência mundial porém, quem precisa de um lanche forte, robusto e de apresentação agradável, ainda por algum tempo, seguramente vai consumir as tortas da família do empreendedor Henricór.
O tempo irá mostrar se os gestores da primeira empresa de salgadinhos estão perdidos e desorientados ou se estão, assim como o fundador, dando passos importantes e ousados numa jogada de mestre!
Fúlvio Ferreira - presidente do Conselho Superior da CDL Uberaba
Empresário, palestrante e treinador de equipes.