Por Lúcio Castellano - Fonte: Assessoria de Comunicação - Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública
Uberaba recebe ação de conscientização junto à população na Praça Rui Barbosa

No Dia Internacional da Mulher, 08.03, eventos com ações afirmativas e de prevenção à violência contra a mulher, junto à população, marcam o fim da “Operação Resguardo”. Iniciada dia 07 de fevereiro, em todo o estado, a ofensiva de combate à crimes contra a mulher integrou as forças mineiras de segurança e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Geris (Sejusp).
Participaram da força-tarefa policiais civis, policiais militares, policiais penais, agentes socioeducativos, bombeiros militares, integrantes do MPMG e técnicos da Política de Prevenção à Criminalidade.
Neste período, as instituições desenvolveram diversas ações ostensivas, preventivas e afirmativas de combate à violência contra a mulher. Os dois principais eventos de encerramento para a população ocorrem em Uberaba, na Praça Rui Barbosa, Região Central da cidade, e em Belo Horizonte, na Praça da Savassi, Região Centro-Sul, ambos das 9h às 13h. Na data, também será divulgado o balanço da operação.
A Operação Resguardo foi demandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e acontece em todo o território brasileiro.
Ação junto à população em Uberaba
Na Praça Rui Barbosa, Região Central de Uberaba, o caminhão do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) – que reúne todas as forças de segurança – ficará estacionado durante a ação, realizando o monitoramento remoto dos portadores de tornozeleira por Lei Maria da Penha.
As forças de segurança estarão reunidas na praça, distribuindo informações para a população. Gestores da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec/Sejusp), pertencentes às equipes do Programa Mediação de Conflitos (PMC) e do programa Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa), também estarão presentes orientando a população sobre os serviços ofertados, tanto para as vítimas de violência doméstica quanto para os agressores.
Outdoors com informações de serviços de auxílio às vítimas de violência doméstica também estão estampados pela cidade.
SERVIÇO:
Dia “D” da Operação Resguardo
Data: 08.03.2022 (terça-feira)
Horário do evento: 9h às 13h
Horário de atendimento à imprensa: as fontes das forças de segurança estarão disponíveis para atendimento à imprensa das 10h às 10h30.
Local: Praça Rui Barbosa
Fontes: O diretor de Planejamento Integrado da Secretaria de Estado Justiça e Segurança Pública, Alexis da Silva, e representantes da PM, PC, CBMMG e da política de Prevenção à Criminalidade na região.