Pós-vendas é o tipo de assunto que ainda deixa muito a desejar. São poucos os vendedores que fazem uma pós-venda de qualidade e infelizmente a visão imediatista e de curto prazo ainda predomina na mentalidade e nas ações de nossos profissionais.
Certifique-se de que esteja tudo certo. Logo após a venda e entrega do produto procure ter certeza de que esteja tudo a contento. Ligue para o seu cliente e pergunte se precisa de algo, se tem alguma dúvida ou se o desempenho do produto está satisfatório. Faça com que ele tenha a certeza de que fez um bom negócio e assim fique mais seguro e certo de que comprou da pessoa certa. Arranje um tempo na sua agenda para cercar de cuidados e carinho aquele que paga o seu salário.
Conheça bem o processo de assistência técnica da sua empresa. Sempre esteja em contato com esse pessoal, eles também fazem parte da equipe de vendas e são um elo importante nessa corrente. Além de estudar e conhecer bem o aspecto técnico do seu produto é importante conhecer a fundo quais são as políticas e diretrizes que sua empresa tem em relação a troca, devolução e consertos. Nada de "isso não é comigo!" Tudo o que tem a ver com o seu cliente é um problema seu!
Resolva as pendências. Procure começar o dia resolvendo sempre os pepinos. Você está mais disposto e deve aproveitar o começo do dia para negociar prazos e condições para a solução dos problemas. Procure estar informado sobre o andamento e em quê "pé" está à situação daquele problema do seu cliente. Seja empático e coloque-se no lugar do cliente, assim você logo vai resolver toda e qualquer pendência e deixar o seu cliente muito mais satisfeito.
Venda as novidades primeiro para os seus clientes atuais. O cliente quer se sentir especial! Por isso sempre que tiver algo novo, mostre e ofereça primeiro àqueles que sempre compram de você. Faça com que eles sejam os primeiros a saber, a tocar, a provar, a ter a possibilidade de comprar antes do que os outros. Pós-vendas bem feita é a oportunidade ideal para reiniciar um novo processo de compra e mais lucros para o seu bolso.
Previna-se e tome a vacina contra pós-venda mal feita já! O resultado é imediato e tem efeito de longo prazo para gerar bons resultados para o seu negócio. Políticas e táticas de pós-venda devem fazer parte da cultura de qualquer organização, devem estar no manual de qualquer bom vendedor e assim ser um dos grandes motivos para que nosso cliente possa sempre confiar, indicar e logo voltar a comprar da nossa empresa.
Paulo Araújo é palestrante de motivação e vendas