EXPERIÊNCIA
01/10/2021 17h34
A pandemia deixou o comércio em dificuldades, inclusive impondo o fechamento de lojas por alguns dias. Nos últimos doze meses foi grande o número de compras realizadas pela internet.
A compra eletrônica até traz algumas facilidades porém afasta do consumidor o prazer de escolher, de tocar, de pegar, de sentir. O privilégio de cheirar, de passar, de fazer um teste, enfim a satisfação de experimentar.
Este conjunto de situações apenas o varejo físico pode lhe proporcionar. Claro que existem alguns efeitos colaterais como o trânsito, o estacionamento e o transporte entre outros porém, de maneira inteligente e acertada, várias e várias lojas apresentam comodidades como pagar o seu estacionamento por exemplo. Mas em contrapartida e de maneira maiúscula está a vivência que o cliente tem dentro das lojas. A conversa com o vendedor, o poder da escolha, a negociação e, de modo especial, a possibilidade de levar a mercadoria ou o produto e já usá-lo de imediato. Ou seja, a vontade de ter algo será satisfeita logo após a compra. É o fechamento de um ciclo que surge na divulgação e na propaganda, que desperta o desejo, que leva o cliente a procurar a loja, a escolher, a comprar e a usufruir de imediato os benefícios do produto fruto da compra.
Em outras palavras, só o varejo físico da sua cidade pode proporcionar ao cliente a experiência que faz parte da compra, que gera satisfação e faz parte da história que envolve o desejo, a compra e a alegria.
Afinal experiência e a satisfação são itens indispensáveis ao varejo!
Fulvio Ferreira - presidente do Conselho Superior da CDL Uberaba
Empresário, palestrante e treinador de empresas.
www.fulvioferreira.com.br