Por Lúcio Castellano
Presidente da CDL Uberaba, Fernando Xavier participou, na tarde desta quarta-feira (28), da cerimônia de assinatura da obra de revitalização da avenida Filomena Cartafina (AMG-2595). Evento contou com a presença do secretário de Estado de Infraestrutura, Fernando Marcato, recepcionado pela prefeita Elisa Araújo e por expressivo número de autoridades locais e da região.


A recuperação funcional do pavimento em 28 quilômetros da rodovia AMG-2595 (avenida Filomena Cartafina), entre Uberaba e o Distrito Industrial III, deverá estar concluída no segundo semestre de 2023.
Obras serão executadas pelo consórcio ETHOS/HWN, formado por duas empresas de Belo Horizonte. O custo das obras é de R$20.102.992,24 e gera cerca de cem empregos diretos.
Além da AMG-2595, outras vias do Triângulo Mineiro estão inseridas no Provias. Entre elas, a MGC-497, entre Uberlândia e Prata; a MG-255, de Itapagipe a Iturama, com cerca de 92 km de extensão; a MG-190, LMG-798 e a MGC-462.
O trabalho será divido em três fases. A primeira é a de intervenção, fazendo o tapa-buraco e remendos profundos. Em alguns casos são colocadas novas camadas de asfalto, para nivelar e corrigir o pavimento.
Na segunda etapa é aplicada uma camada de revestimento asfáltico. O fim da obra é com a pintura e a sinalização. Os recursos para custeio dos trabalhos fazem parte do pacote de investimentos em infraestrutura, previsto no acordo da Vale para compensação pelo rompimento da barragem em Brumadinho.