Sabe aquelas pessoas que faltam se convidar para ir na sua casa? Aquelas que quando você diz "Bom dia, tudo bem?" ela responde contando toda a sua vida?
Pois esse "entrão" existe em todo lugar, inclusive em lojas. Se caracteriza por aquele vendedor que literalmente força a amizade, que usa termos invasivos como querido, meu bem, minha flor.
Vale lembrar que o entrão pode ser um vendedor ou uma vendedora. Em geral são pessoas que criam uma intimidade que não existe para tentar facilitar o trabalho e fechar a venda com mais rapidez.
Fuja destas pessoas!
Busque profissionais que lhe ouçam enquanto cliente, que lhe deem atenção e que não fiquem usando clichês ultrapassados no meio comercial.
Se você ouvir algum atendente lhe falar minha querida, é a sua cara ou quanto quer gastar, você possivelmente estará diante de um profissional com pouco preparo ou alguém ultrapassado ou alguém entrão.
Eu recomendo que você busque lojas e empresas que valorizem seus profissionais, que ofereçam treinamento, capacitação e valorização. O cliente facilmente percebe estes valores pois o atendimento nestas empresas é humano, transparente e assertivo.
Normalmente vendedores de empresas de vanguarda são pessoas altamente treinadas para superar as expectativa dos clientes. São éticos, sérios e críveis!
Profissionais que vivem no passado em geral prejudicam suas carreiras e também as empresas aonde atuam.
E empresas que demonstram dificuldade em aceitar o novo também são perniciosas à sua própria permanência no mercado.
Procure então empresas e vendedores cujas atuações sejam sinceras e que possuam um propósito de servir onde o bom atendimento seja obrigação e não uma vantagem.
Entendeu meu querido?
Fulvio Ferreira – presidente da CDL Uberaba
Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista.
www.fulvioferreira.com.br