Me perguntaram esses dias:

"Fúlvio, não está muito cedo para decorar as lojas para o Natal?"

Estamos na primeira quinzena de novembro e o tempo está certinho. Cabe ao varejo trazer o clima de Natal através das decorações das lojas. As vitrines precisam ser bonitas, coloridas e muito chamativas; e as mercadorias precisam ser trocadas, se possível, semanalmente para aumentar a atratividade. Mas também todo o espaço da loja deve ser decorado com árvores, guirlandas, festões, presépios, lapinhas e tantas outras opções. E nem precisa gastar muito, a criatividade é importante. O que não pode é usar artigos sujos e desbotados que vão agir contra, isto é, em vez de atrair os olhares simpáticos dos clientes vão dizer, subliminarmente, "que loja ultrapassada!"

As decorações de Natal não devem se limitar às lojas. Empresas de todos os ramos também devem ser enfeitadas: escritórios, oficinas mecânicas, postos de combustíveis e por aí vai.

Em nossas casas nem é preciso dizer. Enfeitar e decorar melhora o astral das pessoas e amplia o clima de Natal que normalmente ficaria limitado a poucos dias perto do dia 25 de dezembro.

De qualquer modo é importante que muito mais que enfeites físicos em verdade, que cada um de nós coloque dentro de si o verdadeiro espírito de Natal que contempla o amor ao próximo, o respeito, a gratidão e a solidariedade, verdadeiros valores que unem irmãos.

Então, mesmo se você estiver para baixo, envolvido em vários problemas, abra seu coração para o tempo do Natal, eu tenho certeza que vai lhe ajudar a ter mais forças para resolver grande parte dos seus problemas.

Fúlvio Ferreira - presidente da CDL Uberaba

Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista.

www.fulvioferreira.com.br

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.