Por Lúcio Castellano
Lucio Scalon recebeu comenda da Federação das CDL’s de Minas Gerais, por sua atuação no Movimento Lojista que incluem, entre outras, as presidências da CDL Uberaba e da FCDL-MG. Lucio se fazia acompanhar dos filhos Ettore e Mambrino Scalon
CONFIRA NO LINK MAIS IMAGENS DA HOMENAGEM A LUCIO SCALON: FCDL-MG ENTREGA COMENDA A SEU EX-PRESIDENTE E EX-PRESIDENTE DA CDL UBERABA LUCIO SCALON | CDL Uberaba
Um misto de emoção e celebração marcaram a reunião da Diretoria da CDL Uberaba nesta segunda-feira (9), conduzida pelo presidente Fernando Xavier e que contou com a presença maciça dos diretores da entidade. Na oportunidade, o ex-presidente e conselheiro da CDL Lucio Scalon recebeu homenagem especial que lhe foi conferida pela FCDL (Federação das CDL’s de Minas Gerais).
Comenda Sebastião Mauro - Para marcar as comemorações dos 50 anos da Federação, a entidade instituiu a Comenda Sebastião Mauro, que leva o nome de um de seus ex-presidentes. A honraria foi entregue a ex-presidentes que passaram pela entidade e fizeram história nestas cinco décadas, aos filhos de Sebastião Mauro e ao presidente de Sebrae Minas e da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Dentre os homenageados o economista Lucio Scalon que, por razões pessoais, não pode estar presente na sessão solene realizada em Belo Horizonte. O vice-presidente da Federação e ex-presidente e conselheiro da CDL Uberaba Fulvio Ferreira foi o portador dessa homenagem entregue durante reunião da entidade local.
Emoção e trajetória vitoriosa - “Fiquei deveras emocionado ao ver tantos companheiros lojistas, tantas pessoas que eu conheço há muitos anos, me ouvindo contar uma história, que, afinal de contas, meu primeiro mês aqui na CDL foi há 39 anos, em 1984. É muito tempo, é meia vida, e tive a oportunidade assim de mostrar para eles como nós começamos, como foi a primeira informatização dos serviços, como foi o nosso trabalho ao longo dos anos. E, ao receber essa homenagem pelos 50 anos da Federação das CDL’s, digo que a CDL Uberaba foi o meu trajeto”, agradeceu emocionado Lucio Scalon.
Lucio Scalon, em seguida, reforçou que a CDL Uberaba foi que alavancou a sua história na Federação. “Não posso esquecer absolutamente que Ismar Rossetti e Tião Silva, ambos lojistas e in memoriam, foram os alavancadores da minha candidatura a presidente do CDL em 1984. Saudosa memória, ambos amigos e companheiros, em prol de trabalho que pudemos realizar para engrandecimento desta Casa. Eu agradeceria de memória o nosso amigo Abrãozinho (Abrão Miguel Árabe), que como presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Uberaba, ele nos abrigou no piso superior da sede do sindicato, ali perto dos Bombeiros, durante muitos anos. Foi assim que a CDL cresceu, avançou e se estruturou. Posteriormente, tivemos a doação de terreno que, corajosamente, as diretorias que nos sucederam construíram essa magnífica sede”, assinalou. A propósito, Lucio Scalon, acompanhado do presidente Fernando Xavier e demais diretores presentes, percorreu as instalações da sede cedelista, momento em que disse ter ficado feliz com o que presenciou e considerou que, com a envergadura da sede localizada na Rua Luiz Soares, 520 – Vila Olímpica, aumenta de forma significativa a eficiência da CDL no cumprimento de sua missão de promover e qualificar seus associados.
“Vivemos uma nova data histórica da CDL Uberaba” – Foi assim que Fúlvio Ferreira iniciou seu pronunciamento de saudação a Lucio Scalon, ao representar a FCDL-MG na entrega da Comenda Sebastião Mauro. “Em momento oportuno e de uma real grandeza de propósito, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais, por iniciativa do seu presidente Frank Sinatra, e aprovação da sua Diretoria Executiva, instituiu a “Comenda Sebastião Mauro”, e dentre os homenageados o nosso grande líder, Lucio Scalon”.
“Hoje temos a honra de recebê-lo na sua CDL, caro Lucio Scalon. Casa em que Você buscou na união de companheiros a consolidação desta que é uma das mais importantes unidades do Movimento Lojista, em níveis estadual e nacional”, enfatizou Fúlvio Ferreira. E mais: “Tudo que temos realizado, e foi concretizado, pelas suas gestões e as que o sucederam, tenha certeza, é fruto das sementes que Você e demais autênticos líderes lojistas plantaram naquele 10 de junho de 1980 (dia da fundação da CDL Uberaba).
Sobre a outorga da Comenda Sebastião Mauro a Lucio Scalon, Fúlvio Ferreira destacou: “Nessa trajetória, todos nós, diretores, conselheiros, associados e colaboradores da CDL Uberaba comemoramos esse reconhecimento que lhe é conferido pela Federação das CDL’s de Minas Gerais”.
Lucio Scalon presidiu a CDL Uberaba, por dois mandatos, de agosto de 1984 a julho de 1986 e de julho de 1986 a julho de 1988. Foi o terceiro presidente da entidade. No período de 1989 a 1993, ele foi o primeiro presidente do interior, da FCDL e, simultaneamente, atuou como diretor da CNDL, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
Reportando aos arquivos da CDL Uberaba, destacam-se, dentre tantas realizações das gestões lideradas por Lucio Scalon, a informatização do SPC Uberaba, a criação de novos serviços aos associados, por exemplo, a implantação do serviço de recrutamento e seleção para atendimento das vagas dos lojistas associados, criação da assessoria jurídica e melhoria na área de cobrança. Além da campanha para o aumento do número de associados e a implementação de promoções para as datas sazonais.
Grandes realizações - “E nada mais justo do que homenagear Lucio Scalon. Foi o primeiro presidente do interior da Federação. Uma pessoa emblemática, grande empresário, grande comerciante, grande líder, que foi presidente lá na década de 1980, virada para 91, e conseguiu trazer para Uberaba uma grande convenção estadual lojista, algo inédito nas terras uberabenses. Então, a Federação, em parceria com a CDL Uberaba, que acolheu a Federação numa reunião ordinária, que se transformou numa reunião extraordinária, para que a Federação pudesse entregar, numa reunião da CDL Uberaba, a Comenda Sebastião Mauro para o presidente Lucio Scalon”, disse Fulvio Ferreira.
Ao finalizar, o vice-presidente da Federação das CDL’s de Minas Gerais, Fulvio Ferreira, pontuou: “Uma noite memorável, uma noite inesquecível, onde nós relembramos fatos dos anos 1980, fatos dos anos 1990, uma história que envolve tanto a CDL Uberaba quanto a Federação. Então, a Federação, em nome do presidente Frank Sinatra, eu tive a grata satisfação de estar presente neste evento, nessa reunião, que efetivamente entregamos a Comenda Sebastião Mauro para o presidente Luiz Scalon, lembrando, o primeiro presidente da Federação de Minas Gerais do interior de Minas”.