Por Lúcio Castellano - Reprodução JM ON-LINE 

Presidente da CDL defende prioridade para revitalização do Centro

#JornalDaManhã #QuemLêConfia 

Por Lídia Prata Última atualização: 21/07/2022 - 06:39:53. - Foto: Jairo Chagas 

COLUNA ALTERNATIVA

PÉ NA TÁBUA

Se dependesse do presidente da CDL/Uberaba, a revitalização do centro da cidade já teria começado. Fernando Xavier defende que o governo municipal priorize as ações para devolver um pouco de vida à área central, começando por levar as secretarias municipais para a região, objetivando resgatar o movimento de pessoas ali. O líder classista lembra que Fórum, Prefeitura e outras repartições públicas deixaram a área central para se instalar em bairros, e, com isso, esvaziaram a região. “Até os bancos estão saindo do centro”, alerta Fernando, clamando por medidas imediatas para evitar que a área se transforme num deserto.

OLHAR CLÍNICO
Em que pese reconhecer a necessidade de valorização da história da cidade, Fernando Xavier acha inadiável a revisão da lista de imóveis tombados ou inventariados na área central. Na opinião do presidente do CDL, se não houver maleabilidade por parte do Comphau, os prédios do centro da cidade vão continuar abandonados, como no caso do Grande Hotel e de tantos outros. A Prefeitura precisa tomar a frente para trabalhar a ocupação racional desses imóveis, o quanto antes.

QUE É ISSO, COMPANHEIRO?
Bem-sucedido empresário do segmento de farmácias, Fernando Xavier comentou em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quarta-feira que não se lembra de ter visto uma situação como a atual, no setor de medicamentos. Faltam inúmeros remédios, especialmente infantis. Ele acredita que o desabastecimento se deve principalmente a dois problemas: a) a dificuldade em importação da matéria prima, em razão da guerra na Ucrânia; b) com a pandemia da Covid-19,muita gente andou estocando medicamentos em casa, com medo de precisar de remédio e não encontrar na hora certa.

CENTRO VIVO
Mas,voltando à revitalização do centro da cidade, o ex-prefeito Paulo Piau acredita que não dá para julgar os pergolados fora do contexto. Na verdade, segundo Piau, há um projeto completo por ele deixado na Secretaria de Meio Ambiente, que prevê a instalação de floreiras ao longo da avenida Leopoldino de Oliveira, assim como a retirada das grades no canteiro central e embelezamento do Calçadão. Mas não deu tempo de executar o projeto completo no seu governo. Apenas os pergolados foram instalados, e mesmo assim, parcialmente. Mas o ex-prefeito adverte: “Não adianta nada fazer o projeto mais bonito do mundo, se ninguém cuidar. As mudas plantadas nos pergolados precisam de água, requerem cuidado, para não morrerem”.

Comércio de Uberaba espera aumento nas vendas de Dia dos Pais em 2022 (Página Cidade)

#JornalDaManhã - Por Luiz Henrique Cruvinel 

Conforme previsão da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberaba, o Dia dos Pais deste ano deve movimentar o comércio local em mais de 5% em relação ao ano passado. O aumento é decorrente do interesse ímpar de consumidores na data e das mudanças estruturais e de logística que empresários formularam na busca por retomar a economia, na avaliação do presidente da CDL, Fernando Xavier.

A aposta do presidente da entidade é que o comércio de produtos tecnológicos seja o diferencial neste ano. “Você dá um sapato, uma camisa, um chinelão, é tradição. Mas hoje a tecnologia está muito presente. Tem essa tendência do filho presentear o pai com um celular, dando coisas mais modernas, porque hoje os pais e avós estão mais modernos”, revela Fernando, em entrevista à Rádio JM.

Outro panorama apresentado é de modificações na forma de vender. Hoje, grande parte dos clientes preferem utilizar sites e aplicativos para adquirir produtos, e isso deve ser inserido na realidade de cada lojista em Uberaba.

Durante a pandemia, em 2021, eram impostas aos estabelecimentos condições específicas de abertura das portas, o que diminuiu a procura física e favoreceu a compra nas lojas virtuais. Esse panorama obrigou os médios e grandes empresários a reformularem os processos de vendas com mais atenção ao formato digital, segundo Fernando Xavier. “A pandemia teve o lado muito negativo, prejudicou muito, mas teve o lado de abertura, de inovação, de buscar novas maneiras de trabalhar. Aí veio as vendas online, onde hoje é um concorrente muito grande do comércio físico, se o comerciante não conseguir se adaptar”, explica.

O presidente do CDL entende que há extrema dificuldade do pequeno empresário, muitas vezes sem a condição econômica necessária, de atender à demanda online. A ideia da entidade é fazer com que os associados recebam orientações e auxílios estruturais para investir no modelo híbrido de vendas.

“Quando falo que é concorrente é porque tem muitos empresários que não trabalham com online. Mas o caminho é ser híbrido, trabalhar com os dois sistemas. Apesar que vejo que, no comércio local, a maioria dos consumidores tem a preferência de ir à loja. Temos uma grande gama de consumidores que gostam de ir na loja, ouvir o nome, pegar na mão, ver o produto. Temos uma fatia de consumidores grande que tem preferência de loja física. Por isso falamos que se preparem, preparem sua loja, sua vitrine, principalmente a equipe, para saber acolher o consumidor que vai à loja”, diz Fernando.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais.