Os mais antigos vão se lembrar da propaganda, lá nos idos dos anos 1970, da Duchas Corona.

O refrão dizia: "Duchas Corona, um banho de alegria no mundo de água quente".

Infelizmente estamos ouvindo, "vírus Corona, um banho de água fria numa economia crescente."

Apesar de todas as dificuldades a economia dava leve sinais de recuperação e crescimento. A empregabilidade estava em ascensão até que as notícias sobre o Corona Vírus se intensificaram e os Estados e Municípios sabiamente anunciaram medidas protetivas com efeitos altamente restritivos ao setor Econômico.

Festas, congressos, convenções e feiras foram adiados. Os hotéis e resorts passaram a ter enxurradas de cancelamentos. Empresas de transporte coletivo, urbanos e interurbanos, já sentem a diminuição do movimento; voos estão sendo cancelados. Em efeito dominó outros tantos segmentos estão sendo diretamente atingidos.

As empresas saudáveis, isto é, empresas cujas contas estão em dia deverão sofrer menos. Porém, empresas, de quaisquer portes e ramos, em qualquer lugar do país, vão sofrer muito se estiverem com suas economias fragilizadas.

A situação é delicada e requer muita atenção de todos. Seguir as regras básicas de higiene é um passo fundamental, evitar aglomerações também. Não dê chance ao azar, não subestime a doença tampouco a alta capacidade de contágio.

Na empresa, faça tudo o que puder e um pouco mais. Higienize especialmente as área de maior circulação de pessoas como o salão de vendas. Disponibilize álcool em gel para os colaboradores e para os clientes.

No aspecto comercial potencialize o delivery, o levar a mercadoria em casa, a venda pelo whatsapp e aplicativos. Apesar das macro circunstâncias não deixe de se dedicar ao seu negócio. Dê toda atenção possível a todos e faça de tudo para não perder negócios.

A crise, a incerteza e a insegurança são passageiras. Mas não deixe que haja reflexos negativos na sua saúde, na saúde dos seus familiares, colaboradores e clientes; se isso ocorrer irá atrapalhar a caminhada da sua empresa.

Precisamos de ações positivas, proativas e reativas. Aprender com os erros e com a atual situação; mudar a visão atual, o mindset, ter novas atitudes e surpreender positivamente o cliente.

Vamos, juntos, fazer um novo refrão:

"Vírus Corona, uma lição surpresa para a perenidade e fortalecimento das empresas!"

Fúlvio Ferreira -presidente do Conselho Superior da CDL Uberaba

Empresário, palestrante e treinador de equipes.

www.fulvioferreira.com.br

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.