A ambientação do ponto-de-venda tem sido considerada um dos principais diferenciais das lojas de varejo em razão do efeito positivo que causam na recepção da clientela. Pesquisas sobre o comportamento do consumidor mostram que cerca de 83% das compras são realizadas por impulso, ou seja, sem a interferência de listas de compras ou de marcas pré-determinadas. Partindo desse princípio, uma exposição de produtos bem sinalizada e atrativa pode aumentar as chances de o consumidor se decidir por produtos não-planejados.
Para o pequeno varejo, existem soluções customizadas para a produção da ambientação da loja. Uma ambientação completa reúne a comunicação do espaço em que está o produto, uma boa ordem de exposição e ferramentas que chamem a atenção do consumidor.
O primeiro passo para aprimorar a exposição de produtos no pequeno varejo diz respeito à comunicação geral da loja. Mesmo no pequeno varejo, sinalizar cada corredor com placas aéreas, que indiquem categorias específicas de produtos, como bebidas, higiene pessoal e limpeza, são ótimas dicas para que o consumidor possa localizar o que procura com mais facilidade e tenha mais prazer no ato de comprar.
Outra boa opção para o lojista é a ambientação de cada um dos corredores, de forma que o consumidor que caminhe por estes espaços tenha sua atenção retida e seja "convidado" à compra, em função da facilidade de identificação do produto na gôndola.
Outra técnica de baixo custo e alta receptividade que pode ser implementada pelas pequenas lojas é a inclusão de faixas de gôndola. Além de decorarem o ambiente, tornando-o mais colorido e visível, as faixas também demarcam a exposição de cada categoria e organizam a exposição de produtos, facilitando a identificação de cada item.
Essas faixas têm o poder de "blocar" cada tipo de produto, permitindo a diferenciação um do outro. Dependendo da verba que o cliente tem para investir neste tipo de material, podemos ter faixas mais elaboradas como avanços de gôndola, tipo molduras, ou reguláveis, que delimitam com atratividade o espaço e o produto. O consumidor tem ficado cada vez mais exigente e ele quer ter a certeza de que a loja em que ele está acostumado a comprar, além de oferecer novidades, se preocupa em facilitar sua vida.
Christiany Zanotto Sena é diretora comercial da AZ4 Group.