Por Lúcio Castellano
Entidade abriga o Museu do Comércio “Fúlvio Ferreira”, que mantém mostra permanente de peças utilizadas por comerciantes há mais de 120 anos

CONFIRA MAIS IMAGENS NO LINK: MUSEU DO COMÉRCIO COMEMORA DIA INTERNACIONAL DO MUSEU | CDL Uberaba
Para celebrar o Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio, o Museu do Comércio “Fúlvio Ferreira”, da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) realizou, na manhã do último sábado, um café da manhã para convidados. Vale destacar que, no âmbito da pesquisa, os museus se destacam como guardiões de acervos valiosos que servem como fontes primárias para investigações acadêmicas e científicas.
O presidente da CDL, Fernando Xavier, deu boas-vindas aos convidados e ressaltou o significado da comemoração. Saudou, em especial, o colega ex-presidente e atual conselheiro Fúlvio Ferreira pela iniciativa, ao citar que “a ação de Fúlvio resultou na consolidação do equipamento cultural que hoje serve de modelo para CDLs coirmãs, bem como figura no guia turístico da nossa cidade”.
O Museu do Comércio é um ambiente que reúne a história do comércio de Uberaba. Com ele, a CDL reforça o compromisso em promover a importância da preservação do varejo local. A data comemorativa foi criada em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), com a finalidade de chamar a atenção para que os museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e de desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos.
Idealizado pelo ex-presidente Fúlvio Ferreira, o Museu foi inaugurado em 2010 e passou por completa remodelação na gestão da atual diretoria presidida por Fernando Xavier, inclusive com a homenagem da adoção do nome do ex-presidente.
Em sua fala, Fúlvio Ferreira agradeceu o apoio da diretoria da entidade, em particular, dos ex-presidentes (ambos in memorian) Januário Marques de Oliveira e Daniel Fabre, na captação das primeiras peças do acervo. “Até que no atual mandato, presidido pelo presidente Fernando Xavier, o Memorial do Comércio cresceu, ficou mais bonito e virou Museu do Comércio”, reforçou nos agradecimentos.
“Nós temos peças icônicas com mais de 120 anos. Peças, equipamentos e utensílios que foram importantes ferramentas para o varejo de Uberaba e região”, expôs Fúlvio Ferreira, ao explicar que o encontro realizado reuniu lideranças, pessoas ligadas às áreas da história, arte e cultura, que amam Uberaba e o varejo, além de agradecer a presença de diretores e ex-presidentes da CDL.
A Sra. Teresinha Batista Machado, viúva do fundador e primeiro presidente da CDL, Ronaldo Batista Machado, considerou que “o Museu do Comércio é o coroamento do trabalho que os lojistas fizeram. Aqui nós temos toda a história que tem que preservada”.
Para a Sra. Maria Emília Fabre, viúva do ex-presidente Daniel Fabre, “o Museu é uma oportunidade para os jovens conhecerem aquilo que foi feito no passado e vivido por aqueles que já passaram e que se foram. Hoje a tecnologia mostra a diferença da vivência entre o passado e o futuro”.
Lojista há 57 anos e ex-diretor da CDL Adail Batistuta ressaltou que o museu “enriquece o comércio uberabense”. E a presidente da Academia de Letras do Brasil/Seccional Uberaba, Marina Aspásia Fontenelle, pontuou que o espaço “retrata e conserva a história do comércio da cidade de Uberaba”.
O presidente do Arquivo Público de Uberaba, José Resende Filho, foi enfático: “Falar da história de Uberaba é falar do comércio em Uberaba. O comércio, sem dúvida, foi o motor de desenvolvimento da nossa cidade. O comércio floresceu, a cidade se desenvolveu a partir da atividade comercial. Ver espaço de resgate dessa história, de preservação dessa memória, é fundamental, é muito importante”.
O ex-presidente e conselheiro Mário Vilmair Silvestre Pereira disse que “o museu traz muitas recordações para o presente e para o futuro”. Também o ex-presidente e conselheiro Miguel Faria também realçou: “É maravilhoso ver a história do nosso comércio e de como os nossos primórdios começaram. A CDL vem resgatar realmente aquilo que tem de melhor”.
Visitação - O Museu do Comércio está localizado no andar térreo do edifício-sede da CDL, localizado na Rua Luiz Soares, 520, Vila Olímpica. As visitas gratuitas acontecem em horário comercial de segunda a sexta, não sendo necessário agendamento prévio. O visitante terá acesso a uma exposição de fotos, peças, ferramentas, utensílios e equipamentos que foram utilizados pelas empresas. Este espaço é, ao mesmo tempo, um ponto turístico e cultural. Está inserido no roteiro de turismo da cidade.