Está completando 60 anos que o publicitário Sylvio Bhering propôs a criação de uma data que homenageasse os pais no Brasil. A ideia teve a iniciativa de Roberto Marinho que a época era diretor do Jornal O Globo no Rio de Janeiro que era a sede do Governo Federal.
A ideia não era inédita. Em vários países já existia a comemoração chamada Dia dos Pais. Na Rússia esta data é celebrada em 23 de fevereiro, em Portugal em 19 de março, Dia de São José, e. na Dinamarca em 05 de junho.
Atualmente é uma data muito especial porque além de se revestir de uma homenagem aos pais também é um convite a reflexão sobre a importância da presença paterna na vida dos filhos e também uma oportunidade de expressar materialmente o carinho, o afeto e o amor pelos pais. Aí o comércio entra para ajudar o filhos nesta missão e também, claro, para promover boa movimentação e bons lucros.
Segundo as entidades classistas ligadas ao setor varejista produtos como confecções, artigos esportivos, relógios, perfumes e eletrônicos incluindo aqui a telefonia devem ser os mais procurados neste dia dos Pais.
A data, que é afetiva e comercial ao mesmo tempo, é comemorada no Brasil sempre no segundo domingo do mês de agosto. Ela traz consigo o apelo comercial mas também nos convida a levar um tempo para passarmos com os pais, sejam eles de qualquer idade.
Ficamos então combinados: faça uma homenagem ao seu pai, ou ao pai que lhe for importante, talvez um tio, um avô, um irmão ou mesmo um amigo. Leve a ele um pouco de atenção, carinho e manifestação de amor. E, se possível, também um presente.
A todos os pais e de modo especial ao meu pai eu desejo um Feliz e Abençoado Dia dos Pais!
Fúlvio Ferreira. Membro do Conselho Superior da CDL Uberaba. Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.